Por Vitor Gaspar
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) foi contemplada com a doação de 267 aparelhos eletrônicos e baterias apreendidos pela Receita Federal. A ação faz parte de uma iniciativa que visa dar uma destinação útil e sustentável a produtos anteriormente sem função, contribuindo para o avanço de projetos institucionais e administrativos da universidade.
Foram doados: 150 baterias de cigarros eletrônicos; 100 celulares do tipo “lanterninha”; 5 smartphones Xiaomi Redmi Note 11 (4GB RAM, 128GB ROM); 3 smartphones Xiaomi Redmi Note 8 (4GB RAM, 64GB ROM); 4 iPhones 7 Plus (128GB); 1 iPhone 8 Plus; 3 smartphones Samsung A12 (64GB).
O Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto destacou a relevância da parceria com a Receita Federal para o fortalecimento das atividades acadêmicas e administrativas da instituição. Ele enfatizou a importância dos equipamentos doados, tanto para a pesquisa quanto para a gestão interna da universidade:
“Essa doação possibilita o desenvolvimento de estudos e projetos de extensão e também a a modernização do suporte às nossas pró-reitorias e setores administrativos. Somos gratos à Receita Federal, coordenada pelo senhor André Luiz e pelo diretor de logística Fernando Menezes, por mais essa ação em prol da educação e da pesquisa no Piauí”.
Parte dos equipamentos será destinada ao Campus Prof. Antonio Giovani Alves de Sousa, em Piripiri, onde o Laboratório de Engenharia de Software (LES), coordenado pelo professor José Vigno Moura, trabalha com uma proposta inovadora. Neste laboratório, baterias de cigarros eletrônicos e celulares simples serão reaproveitadas para reativação de no-breaks antigos, possibilitando maior segurança energética; desenvolvimento de sistemas de energia solar, utilizando o potencial das baterias recuperadas.
A proposta alia sustentabilidade à pesquisa tecnológica, garantindo que materiais descartados sejam transformados em ferramentas úteis para a universidade e a comunidade. Os demais aparelhos, como smartphones e celulares modernos, serão integrados às atividades administrativas da UESPI. Eles poderão ser usados para atendimento ao público via WhatsApp; registro de imagens e vídeos em eventos institucionais e comunicação interna entre setores.
O diretor de logística da Receita Federal, Fernando Menezes, ressaltou a importância de iniciativas que dão utilidade a materiais apreendidos, evitando o desperdício e promovendo benefícios sociais.
“É fundamental dar uma destinação útil a mercadorias que seriam destruídas, como os cigarros eletrônicos. Essa parceria com a UESPI é extremamente valiosa, pois permite que esses materiais sejam reaproveitados em pesquisas e na modernização administrativa da universidade. A Receita Federal está sempre à disposição para apoiar iniciativas como essa”.