UESPI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

UESPI recebe diplomatas americanos para inauguração do escritório EducationUSA

Por Giovana Andrade e Vitor Gaspar

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) inaugurou o escritório do programa “EducationUSA” no Centro de Ciências da Saúde (CCS), com a missão de facilitar o acesso a informações precisas, abrangentes e atualizadas sobre oportunidades de estudo no ensino superior nos Estados Unidos.

O Reitor, Prof. Dr. Evandro Alberto de Sousa, o Vice-reitor, Prof. Dr. Jesus Abreu, representaram a Universidade no descerramento da placa com os representantes do Consulado e programa EducationUSA

Na oportunidade, estiveram presentes a Cônsul Geral May Baptista, o Cônsul de Cultura, Jeffrey T. Lodermeier e Rita Moriconi, da Regional Educational Advising Coordinator (REAC) do EducationUSA, além da Administração Superior da UESPI, Diretores de Campi e Centro.

May Baptista, Cônsul Geral dos Estados Unidos no Recife, conta que essa foi sua primeira visita a Teresina e destacou  o evento como especial, e que lançar o primeiro centro no Piauí vai fortalecer os laços entre as instituições.

“A internacionalização é fundamental para garantir oportunidades de qualidade para jovens no ensino técnico e superior. O EducationUSA tem a missão de promover parcerias entre os Estados Unidos e universidades brasileiras. Esse é o 7º escritório inaugurado em universidades do Nordeste e meus parabéns sinceros para a Universidade Estadual do Piauí por fazer parte dessa rede”.

A Cônsul Geral dos Estados Unidos no Recife conversou com a imprensa e destacou a parceria, no Piauí, com a Uespi

Para o Reitor, Prof. Dr. Evandro Alberto, a inauguração representa una grande conquista, pois os piauienses terão agora uma grande janela de oportunidades, o que facilita a parceria e promove um trabalho em conjunto com a Coordenação de Relações Internacionais e com o escritório.

“Agora é buscar esses talentos e fazer essa ação que será uma grande porta de entrada para as instituições dos Estados Unidos e também para as universidades piauienses. Estamos muito felizes de estarmos nessa parceria com o programa EducationUSA. Para a Uespi, representa uma grande oportunidade para nossa comunidade buscar uma qualificação e uma vivência internacional. Nós estávamos conversando, eu e a Cônsul, e falei que essa pode ser uma boa imersão  e oportunidade para aquilo que o Piauí se propõe, como por exemplo, na matriz de energia renovável e na transformação digital”.

O Reitor destacou que grandes oportunidades virão com essa parceria. E ele espera também receber estudantes dos Estados Unidos para uma vivência na Uespi, no Piauí

Segundo o Prof. Dr. Orlando Berti, Coordenador de Relações Internacionais da UESPI, esse é um momento emblemático nos últimos dez anos em termos de internacionalização, porque o Escritório vai proporcionar uma série de programas não somente para a UESPI, como para todo o estado.

“O escritório no Piauí vai trazer mais possibilidades de intercâmbios, mais oportunidades de interações e mais chances de termos cooperações com os Estados Unidos, que hoje é um dos países que mais promovem a internacionalização. Vai ser um processo em parceria com instituições educacionais americanas e com instituições empresariais, o que abre uma série de perspectivas nesse sentido”.

Momento da fala do coordenador no auditório para o público presente

O EducationUSA possui mais de 400 escritórios espalhados em todo o mundo viabilizando a troca de conhecimentos, além de englobar aspectos culturais e sociais, como também projetos e programas. O Brasil é o oitavo país do mundo a enviar estudantes para os Estados Unidos da América e de acordo com o relatório Open Doors 2021 do Institute Of International Education (IIE), cerca de 14.000 estudantes brasileiros realizam o intercambio nos EUA.

Autoridades reunidas na Direção do Centro

O Vice-Reitor, Dr. Jesus Abreu, destaca que a UESPI, nesse momento, é protagonista da internacionalização das instituições de ensino do Piauí, visto que atualmente, mantém parceria com cerca 30 instituições de outros países .“É um passo importante. Estamos muito felizes e isso abre horizontes para os nossos estudantes, pois eles terão a oportunidade de ingressar nesse programa, alcançar voos cada vez mais altos e esperamos que, em breve, eles estejam de volta, participem e contribuam para o desenvolvimento do estado do Piauí”.

O programa oferece serviços como mentoria individual personalizada, mentoria em grupo, tradução de documentos, revisão de ensaios, palestras, feiras EducationsUSA, visitas a escolas e wokshops.

A Diretora do CCS, Fabiana Carvalho, ressalta que é um grande prazer receber o escritório que vai atender não apenas a comunidade uespiana, mas também a toda comunidade acadêmica do Estado. “Então, é um prazer enorme receber esse escritório e a importância é significativa, já que iremos promover pesquisa, extensão e intercâmbio, tanto para alunos quanto para professores. Nossa satisfação é imensa e estamos sempre à disposição para contribuir ainda mais e incentivar essa proposta.”

 

Parte interna do escritório

A professora Vanessa Alencar, Adviser (Orientadora do EducationUSA na Universidade Estadual do Piauí – 2023-2028) pontua que sempre estará a disposição dos discentes apresentando e divulgando as oportunidades. “Estaremos aqui apresentando as oportunidades a partir da conexão que o escritório EducationUSA tem com milhares de universidades americanas. Essas oportunidades estarão disponíveis para os alunos da UESPI, e também ajudaremos os alunos a se prepararem para estudar no exterior, em todos os níveis”.

A Professora Rita Moriconi, da Regional Educational Advising Coordinator (REAC) do EducationUSA, se demonstrou muito contente com essa conquista. Para ela, o escritório era um sonho desejado há mais de 15 anos em que vem tentando estabelecer em todos os estados do Brasil.

“Tenho certeza de que faremos um excelente trabalho para trazer mais alunos, promovendo graduação, mestrado, doutorado, cursos de extensão, cursos de inglês e até mesmo oportunidades para famílias que desejam passar o verão nos Estados Unidos, podendo fazer um curso de inglês com degustação de vinhos na Flórida. São oportunidades incríveis e essa internacionalização é fundamental. É também muito importante trazer mais estudantes americanos para as universidades aqui no Piauí e mandar mais estudantes brasileiros para os Estados Unidos. Essa é a nossa missão e espero que todos vocês procurem o escritório aqui na UESPI”.

 

O Cônsul de Cultura, Jeffrey T. Lodermeier, afirma que já foram oferecidas parcerias em diversas áreas, incluindo muitos professores de inglês que estão participando de um programa de aprimoramento do ensino de inglês no Estado, que tem uma forte tradição nessa área. “Também estamos apoiando programas de direitos humanos em comunidades quilombolas próximas da capital. Os laços que temos aqui são fortes e esse escritório promete fortalecê-los ainda mais”.

Homenagem

Ao final da sua fala, a Cônsul May Baptista deu um presente de sua terra natal, Havaí, para o Reitor e Vice-reitor como símbolo de amizade duradoura.

 

CONVIDADOS PRESENTES

Na solenidade, estiveram presentes muitos estudantes da Uespi, docentes, Diretores de Campi e Centro.

Além da comunidade uespiana, estiveram presentes representantes de outras instituições de ensino superior, como a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI); donos de escolas bilingue, representante da Comunidade Japonesa e da APPM – Associação Piauiense de Municípios.

 

APRESENTAÇÕES CULTURAIS

A solenidade começou com duas apresentações culturais da Uespi.
A primeira foi a Bateria Impiedosa da Associação Acadêmica Atlética Corrosiva, que foi criada em 2014 pela inicia tiva de estudantes, no intuito de promover atividades esportivas, lazer e cultura pelos acadêmicos de Medicina da UESPI. A Bateria Impiedosa, atualmente,  conta com a grande conquista do 3° lugar na Disputa de Baterias do VI Intermed Nordeste, sediado em Fortaleza.

E em seguida, o Corpo de Dança do Torquato Neto. Ele é um projeto cultural contínuo criado em julho de 1990 pela Professora Solange Maria Ribeiro Nunes Lages do curso de Educação Física da UESPI.
O Corpo de Dança da UESPI tem objetivo central: pesquisar, ressignificar e divulgar o folclore piauiense. Além disso, busca a integração da comunidade acadêmica com a comunidade em geral. O grupo é composto por membros que recebem bolsas culturais financiadas com recursos próprios da UESPI, a seleção dos membros ocorrem por meio de Edital. Atualmente, é composto por uma coordenadora, a Profa. Renata Batista, um Assistente de Coordenação e 10 bailarinos.