UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

UESPI realiza reunião pedagógica do PARFOR com orientações sobre o período 2025.2

Por Jésila Fontinele 

Ocorreu hoje, na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a reunião pedagógica de orientações do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), desenvolvida pela CAPES em parceria com as secretarias de educação e instituições públicas de ensino superior. A reunião teve como objetivo promover orientações aos professores para o novo período letivo de 2025.2.

Com orientações sobre o início das aulas, o momento reuniu 99 professores formadores, coordenadores de cursos e coordenadores do PARFOR local, para debater sobre o semestre. A Professora do curso de Pedagogia do Campus de Corrente e Professora Formadora do Parfor, Mirian Folha “O professor que não tem ensino superior tem a oportunidade de se inscrever e cursar, além disso o PARFOR é um programa de alta qualidade, com uma seleção rígida, porque atualmente exige mestrado e um bom currículo”, concluiu.

Durante o encontro, os participantes também discutiram estratégias para garantir a qualidade da formação e o fortalecimento do vínculo entre universidade e municípios parceiros. A troca de experiências entre os professores formadores e a coordenação institucional foi essencial para alinhar expectativas, esclarecer dúvidas e reforçar o compromisso coletivo com o sucesso do programa.

Já a professora Maria Mêres Ibiapino, do município de Campinas do Piauí, destacou o impacto da reunião, na qual os professores puderam conhecer melhor suas atribuições, deveres e os direitos dos alunos. “A gente conhece tudo isso aqui hoje, na nossa formação, com a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Marielene.”

A coordenadora institucional do PARFOR, Francisca Cunha, também destacou a acolhida aos  professores formadores que irão atuar no período 2025.2. “Está tudo muito forte, bem estruturado, com uma organização de ponta. Isso se deve ao cuidado institucional com a gestão do programa, ao apoio da reitoria e ao trabalho da coordenação institucional, dentro de um regime de colaboração com os municípios. Temos dialogado diretamente com os prefeitos, assinando os termos de cooperação técnica, nos quais estão expressas as necessidades que temos para executar o convênio em cada município”, concluiu.

O encontro reafirma o compromisso da UESPI e de seus parceiros com a valorização da educação básica por meio da qualificação de professores em exercício. A expectativa é de que, com planejamento, cooperação e investimento contínuo, o PARFOR continue sendo uma importante ferramenta de transformação da realidade educacional no estado do Piauí.