UESPI realiza o II encontro de socioantropologia da política da saúde (ENSAPS)

Por Jésila Fontinele

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Sociologia da Saúde (NIPESS), está promovendo o II Encontro de Socioantropologia  política da Saúde (ENSAPS) com a temática: “A educação em tempos de cultura do ódio”. O evento vai acontecer entre os dias 27,28 e 29 de novembro, na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba e conta com palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas e apresentações de trabalhos.

O objetivo do encontro é reunir estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, comunidades educacionais e em geral para debater a educação em tempos de cultura do ódio, organizado pelo NIPESS, programa de extensão do PIBEU. A conferência de três dias vai discutir sobre o fenômeno da violência nas escolas e essa proposta partiu do relatório “Ataques ás escolas no Brasil: análise do fenômeno e recomendações para a ação governamental”, publicado em 2023, pelo Ministério da Educação, na qual procura colaborar com propostas sobre caminhos para ações governamentais e formulação de políticas públicas.

Segundo a coordenadora geral do evento, professora Lourdes Karoline, há necessidade da análise desse fenômeno no Brasil, além do impacto dele na qualidade de vida e no bem-estar da população. “A edição do evento procura pensar em possíveis caminhos para debater e analisar as relações entre a cultura e discurso de ódio” pontuou a professora.

Palestrantes, coordenadores, apresentadores de trabalhos, ministrantes de oficinas e de minicursos poderão submeter seus artigos para a publicação do e-book do “II ENSAPS: a educação em tempos de cultura do ódio”, que vai ser publicado pela editora (EdUespi), assim como ocorreu com o primeiro livro intitulado ” Coletânea II Encontro de Socioantropologia politica do corpo, da saúde, da doença e da morte”.

A tabela a seguir contém informações sobre as taxas de inscrições, para ter acesso as programações, inscrição, convidados e submissão de trabalhos acesse o link https://sites.google.com/phb.uespi.br/ii-ensaps/p%C3%A1gina-inicial