UESPI realiza evento sobre saúde mental e reforça a importância da prevenção ao suicídio

Por Davi Petrola

Na última quarta-feira, 18 de setembro, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Professor Barros Araújo, em Picos, promoveu um evento em alusão à campanha Setembro Amarelo, voltado para a conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. Organizado pelas professoras Juliana Maia e Mariluska Oliveira, o encontro reuniu estudantes e profissionais da área para discutir a importância de falar abertamente sobre o tema no ambiente acadêmico.

Organizadores do evento

A programação incluiu palestras dos psicólogos Yamilla Rodrigues, Anderson Meireles, Flávio Alencar e Nadyanne Negreiros, que abordaram o tratamento, a prevenção e a desmistificação do suicídio. O encontro, que começou às 16h, foi dividido em dois momentos. No primeiro, os psicólogos apresentaram suas palestras. Anderson Meireles destacou a relevância do evento. “O ambiente acadêmico é um espaço de transformações e novas experiências. Promover a saúde mental nesse contexto é essencial para que os estudantes tenham qualidade de vida e disposição para concluir seus cursos”.

Yamilla Rodrigues ressaltou que campanhas de conscientização como o Setembro Amarelo ajudam a quebrar o tabu em torno do suicídio. “Falar sobre esse assunto de forma responsável não incentiva o suicídio, mas sim previne. Nosso objetivo é promover essa discussão de maneira ética e sensível”, comentou.

Yamilla Rodrigues, Anderson Meireles, Flávio Alencar e Nadyanne Negreiros

No segundo momento, os estudantes participaram ativamente, fazendo perguntas aos palestrantes, que responderam com orientações práticas e reflexões sobre o papel do diálogo e da conscientização na prevenção ao suicídio. Márcio Ryan, acadêmico de Jornalismo, comentou sobre a relevância do evento. “Esses encontros são fundamentais para que possamos conversar, expressar nossas preocupações e aprender a ouvir o outro. A expectativa é de que possamos levar lições sobre como tratar esse tema de forma ética e cuidadosa”.

Marcio Ryan Acd de Jornalismo

Juliana Maia, uma das organizadoras, informou que o evento faz parte de um projeto de extensão existente há 10 anos, mobilizando a comunidade acadêmica para debater temas como saúde mental. Neste ano, a participação recorde foi de quase 300 inscritos. “Esse envolvimento também promove a saúde mental, unindo estudantes de diversos cursos em torno de uma causa tão importante”, concluiu.

Juliana Maia professora e organizadora do evento

A diretora do campus, professora Mariluska Oliveira, enfatizou a importância de eventos como esse para a formação dos estudantes. “Momentos como esse são essenciais para a conscientização dentro da universidade. Discutir saúde mental ajuda a preparar os alunos para os desafios que enfrentam tanto na vida acadêmica quanto pessoal, além de promover uma cultura de cuidado com o outro”, destacou.

A diretora do campus professora Mariluska Oliveira

Além de promover debates e reflexões sobre o tema, a UESPI oferece um ponto de apoio psicológico aos estudantes, com atendimentos online e presenciais, tanto individuais quanto coletivos. O Centro de Valorização da Vida (CVV) também oferece suporte emocional gratuito 24 horas por dia, através do número 188, ajudando a prevenir situações de crise e promovendo a valorização da vida.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO – CLIQUE AQUI