UESPI realiza Aula Inaugural do 1° curso de Mestrado em Educação Física do Piauí

Por Anny Santos

Um marco histórico na esfera social e educacional do nosso Estado. A UESPI realizou, na manhã desta sexta-feira (31), no auditório do Palácio Pirajá, localizado em Teresina, a Aula Inaugural do 1° Mestrado Profissional em Educação Física (PROEF) do Piauí.

O Reitor da Instituição, Prof. Dr. Evandro Alberto, esteve presente ressaltando a importância da implementação do PROEF na UESPI, sendo a segunda maior concorrência da rede com seus 16 novos mestrandos, além de agradecer a todos que tornaram viável esse marco na história do Estado.

“Professora Denise Albuquerque, Coordenadora Nacional do PROEF, gostaríamos de agradecer por tudo que a senhora fez para que o Programa pudesse chegar até nós. Sem a sua determinação, juntamente com o professor José Carlos, certamente não teríamos dado esse grande passo. Agradeço a todos que participaram da formação inicial do projeto e atuam para que ele siga em pleno funcionamento. Aos demais, sejam todos bem-vindos! Acreditem em vocês e na educação, porque a educação é capaz de transformar tudo e todos”.

O curso tem por objetivo geral a formação de professores em nível de mestrado profissional em Educação Física, com área de concentração em Educação Física Escolar. Além de contribuir para uma qualificação ampla do ensino de Educação Física na escola básica, indo desde um aprimoramento no processo de formação continuada de professores até mudanças efetivas da prática em sala de aula.

Estiveram presentes, de forma presencial e online, Pró-reitores, professores do Programa e convidados, a Coordenadora Nacional do PROEF, Denise Ivana de Paula Albuquerque, a Coordenadora Nacional Adjunta, Maria Cândida Soares Del-Masso, e o professor Evandro Carlos Moreira, que na oportunidade ministrou a palestra inaugural.

O Professor e Coordenador do mais novo curso de Mestrado, além de Coordenador do curso de Educação Física do campus de Floriano, José Carlos, afirma que este é mais um sonho pessoal que está sendo realizado, o de levar essa possibilidade de aperfeiçoamento e formação continuada em Educação Física para todo o Piauí. “São 19 anos que atuo na UESPI e com o apoio da universidade consegui concluir o doutorado. A partir disso, comecei a trabalhar a perspectiva de ofertar o mestrado, um sonho compartilhado por todos os professores da área. Estamos muito felizes por essa realização”.

O PROEF é um curso presencial, no modelo híbrido com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior associadas no contexto do Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (PROEB), da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).