UESPI Promove Debate sobre Vivências LGBTQIAP+ na Universidade

Por Roger Cunha

Nesta quarta-feira (29/05), às 16h30, o coletivo Coraje e os coordenadores do Programa de Extensão Universitária “Educação Popular e Direitos Humanos”, realizam o”Roda de Conversa: Ser LGBTQIAP+ na Universidade do acesso à permanência”, que  visa discutir os desafios enfrentados por estudantes LGBTQIAP+ na universidade. O evento é aberto ao público e será em frente ao setor 12 do Campus Poeta Torquato Neto.

O coletivo Coraje, vinculado ao Programa de Extensão Universitária “Educação Popular e Direitos Humanos” do Centro de Ciência da Educação, Comunicação e Artes (CCECA/Uespi), procura atuar na promoção dos direitos humanos e no enfrentamento das discriminações de gênero na UESPI.

“Roda de Conversa: Ser LGBTQIAP+ na Universidade do acesso à permanência”

Lucineide Barros, professora de Pedagogia na UESPI e coordenadora do programa de extensão, destaca a importância do evento. “Queremos motivar a continuidade desse debate na universidade. Preconceitos causam sofrimentos e exclusões e afetam tanto estudantes quanto docentes. Buscamos superar essa problemática construindo novas relações”, afirma.

O projeto “Vivências Universitárias” que faz parte do “Programa Educação Popular e Direito Humanos” e desenvolve a atividade rodas de conversa pretende sistematizar questões para a elaboração de políticas de acesso e permanência para estudantes LGBTQIAP+.

Convidados: Sara Francine e Lucas Martins.

Lucas Martins, um dos palestrante e ativista  LGBTQIAP+, destaca a importância de discutir as vivências LGBTQIAP+ na universidade. “A minha experiência de vida como uma pessoa bissexual me faz ver a necessidade de debater esse tema com responsabilidade”, afirma. Ele ressalta os desafios enfrentados por pessoas trans, travestis e transvestigêneros na universidade e a importância de políticas inclusivas como cotas e respeito ao nome social. “Discutir as vivências LGBTQIAP+ na universidade é fundamental para a permanência desses sujeitos nos espaços acadêmicos. É essencial para enfrentar as desigualdades”, completa Lucas.

Sara, estudante de Biologia, que também participará desse momento de conversas e debates, relata os desafios enfrentados por pessoas  LGBTQIAP+ na universidade, desde o desrespeito ao nome social até a violência no transporte público. “O desrespeito ao nome social e ao gênero dentro da sala de aula é extremamente doloroso e violento”, diz Sara. Ela também menciona as dificuldades de locomoção, enfrentando violência verbal e física ao utilizar transporte público. “Chegar na universidade já é um desafio enorme. A violência que enfrentamos no percurso torna-se uma responsabilidade do estado e das instituições garantir nossa segurança”, enfatiza.

Sara acredita que o impacto dessas discussões na comunidade acadêmica pode ser significativo, promovendo inclusão e equidade através de políticas como cotas e auxílios específicos para estudantes  LGBTQIAP+. “Projetos voltados para auxiliar essas pessoas que muitas vezes foram expulsas de casa são essenciais. Precisamos de oportunidades para estudar e construir nossos sonhos”, declara Sara. Ela deixa uma mensagem de resistência e esperança para toda a comunidade universitária. “Não desistam de ser quem vocês são. Não abaixem a cabeça para a violência, mas tomem cuidado e busquem apoio. Nossa luta é por representatividade e resistência. Quando uma travesti vence, todas nós vencemos junto. Nossa luta é para a vida toda”, conclui.

Este evento busca promover inclusão e equidade na UESPI, com relatos que inspiram e valorizam as experiências únicas dos estudantes. As informações sobre o evento estão disponíveis nas redes sociais do Coraje e do Programa Educação Popular e Direitos Humanos.