UESPI participa de evento sobre prevenção de desastres naturais e práticas relacionadas à proteção e defesa civil

Por Clara Monte

Nesta quinta-feira (06), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), representada pelo Vice-Reitor da Instituição, Dr. Jesus Abreu, se fez presente no I Seminário de Proteção e Defesa Civil do Piauí, no auditório da APPM, no Centro Administrativo, em Teresina.

I Seminário de Proteção e Defesa Civil do Piauí

O encontro foi organizado pela Secretaria de Estado da Defesa Civil (SEDUC) com o apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM). O intuito da oportunidade foi promover a conscientização sobre prevenção de desastres naturais e discutir políticas e práticas relacionadas à proteção e defesa civil.

Kit informativo do I Seminário de Proteção e Defesa Civil do Piauí

De acordo com o Vice-Reitor da UESPI, Dr. Jesus Abreu, o seminário promoveu uma integração entre todos os municípios do Estado, através da Defesa Civil, para a prevenção de acidentes climáticos, especialmente, a estiagem e excessos de chuvas.

“A academia, no caso, a UESPI, pode contribuir para essa prevenção por meio de pesquisas de monitoramento, de trabalho e atividades de extensão, para que, juntamente em parceria com o Estado e os municípios, evitar esses desastres”, pontuou Dr. Jesus Abreu.

Vice-reitor da UESPI, Jesus Abreu

O evento contou com uma série de atividades como palestras, mesas-redondas e oficinas, onde foram discutidos temas relacionados a gerenciamento de riscos, monitoramento, alerta precoce, resposta à emergência, além de outras pautas. O público-alvo do seminário foram gestores municipais e representantes das defesas civis de municípios de todo o Piauí.

Material informativo entregue no evento

Segundo o Professor da universidade e Diretor de Prevenção e Mitigação de Proteção e Defesa Civil no Piauí, Werton Costa, o seminário contribui na integração entre todas as coordenações, secretarias e instituições de ensino do Estado.

“Nós temos que considerar que a Defesa Civil é um sistema onde se encontra as instâncias federal, estadual e municipal dialogando sobre propósitos, na qual essas três esferas estão direcionando seu olhar exclusivamente para a comunidade. Podemos perceber, também, a academia desempenhando um papel muito importante na imersão do conhecimento, sendo parceira estratégica de qualquer política de gestão de riscos e desastres, através de pesquisas que contribuem para diretrizes assertivas que sirvam de políticas públicas para auxiliar a sociedade”.

Professor da UESPI e Diretor de Prevenção e Mitigação de Proteção e Defesa Civil no Piauí, Werton Costa