UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

UESPI Parnaíba vai promover sessão de cinema e debate sobre direitos humanos

Por Raíza Leão

A Universidade Estadual do Piauí vai promover uma atividade cultural especial, no campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba.
No próximo dia 30 de agosto, às 18h30, o curso de Letras Inglês em parceria com Natan Oliveira, acadêmico de Comunicação Social da UFPI e representante do Piauí no projeto Cinema em Movimento – Circuito Universitário, vão realizar uma sessão de cinema seguida de um debate no Mini Auditório da UESPI.

O destaque da noite será a exibição do documentário “Para Onde Voam as Feiticeiras”, dirigido por Eliane Caffé, Carla Caffé e Beto Amaral. O filme, com 88 minutos de duração e classificação para maiores de 14 anos, explora a persistência de preconceitos arcaicos de gênero e raça, acompanhando a jornada de sete artistas pelas ruas de São Paulo. O documentário também enfoca a resistência política por meio de alianças entre coletivos LGBTQIA+, negritude, indígenas e trabalhadores sem teto.

Projeto cinema em movimento

O projeto Cinema em Movimento, patrocinado pela Petrobras, Ministério da Cultura e Governo Federal, é o maior circuito de exibição não comercial de cinema da América Latina. Desde 2000, a MPC Filmes realiza a iniciativa para promover o diálogo e a reflexão sobre questões nacionais e históricas por meio da exibição de filmes em ambientes acadêmicos.

Natan Oliveira, representante do Piauí no projeto Cinema em Movimento, destacou a importância de expandir a iniciativa para outras regiões do estado. “O projeto visa abranger todo o Brasil, e por isso cada estado conta com um representante. No Piauí, eu sou esse representante. O objetivo principal do projeto é promover a discussão sobre direitos humanos através dos filmes, além de contribuir para a democratização do acesso aos cinemas no Brasil e divulgar produções brasileiras no mercado nacional”.

Natural de Parnaíba e estudante de jornalismo,  em Teresina, ele revelou que sempre teve a intenção de levar a iniciativa para além da capital. “Sou muito grato à UESPI de Parnaíba, onde estudei Letras Inglês por um ano e meio antes de me transferir para o curso de jornalismo. Embora não tenha concluído o curso de Letras, tenho um grande carinho pela instituição. Por isso, entrei em contato com o professor Ruan Nunes, coordenador do curso, para propor a inclusão do projeto na instituição”.

O professor Ruan Nunes, coordenador do curso de Letras Inglês, destacou que a proposta do projeto é estimular debates sobre direitos humanos e questões relevantes para o contexto brasileiro. Após a exibição, haverá um debate guiado por perguntas preparadas, permitindo uma análise mais aprofundada dos temas abordados sem revelar muitos detalhes do filme. “Queremos mostrar que o cinema é uma ferramenta de análise e reflexão, utilizando conceitos como enquadramento e estratégias artísticas”, afirmou.

Ele também ressaltou que iniciativas como o Cinema em Movimento são essenciais para fortalecer laços entre a comunidade acadêmica e o público externo, especialmente em campus fora da capital. “Esperamos que o projeto atraia tanto a comunidade interna quanto a externa, promovendo intercâmbio cultural e ampliando a visão dos alunos sobre a universidade como um espaço para convivência e troca”, concluiu.

A sessão é gratuita e conta com 40 vagas disponíveis. O objetivo é oferecer um espaço confortável para o público. Os interessados devem se inscrever antecipadamente para garantir sua participação, através do link: https://forms.gle/GZRUmgDSyeSUngrk7.