UESPI lança processo seletivos para Programas de Residência

Por João Fernandes

Nesta terça -feira (28), a Administração Superior da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), lançou três novos editais para seleção de residentes nas áreas de Residência Multiprofissional em saúde da família, Residência Multiprofissional em Atenção à Terapia Intensiva, além do novo edital para Residência Médica em 12 especialidades diferentes.

Este ano houve uma ampliação no número de vagas especializadas, no total, as vagas disponibilizadas saíram de 31 para 59 vagas. As inscrições serão feitas, exclusivamente, de forma online entre os dias 15 a 28 de dezembro, através do endereço eletrônico, nucepe.uespi.br/residencias_uespi2024.php.
Já as provas serão realizadas em janeiro de 2024, por isso,  é importante os candidatos estarem atentos às datas nos cronogramas de cada edital.

Segundo o Prof. Dr. Rauyres Alencar, Pró-reitor da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROP),  os novos editais para Residências Médicas e Multiprofissionais são uma grande oportunidade para os egressos que querem ampliar seus conhecimentos, se especializarem, ao tempo em que é uma prestação de serviço para a comunidade,  ampliando a assistência médica de saúde no estado de Piauí.

“Este ano, conseguimos captar recursos para ampliar as residências multiprofissionais, com isso, a UESPI continua como uma referência no treinamento dos profissionais da área da saúde, especificamente, na área médica. Desta forma, estamos contribuindo com o estado do Piauí, dando assistência a saúde estadual e beneficiando as assistências da nossa população”, destaca o Pró-reitor.

O reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto, lembra que as áreas contempladas nos editais são essenciais para contribuir no aperfeiçoamento dos profissionais da áreas da saúde e ainda melhorar os serviços prestados à população.  “Além de capacitar nossos profissionais, as residências ampliam a assistência junto ao povo piauiense”, destaca o reitor.

Quanto aos editais

O edital Residência Multiprofissional em Atenção à Terapia Intensiva contempla 27 vagas distribuídas da seguinte forma: 09 vagas para fisioterapeuta, 09 vagas para enfermeiro e 09 para psicólogo.

Durante este processo, o candidato deve ler o Edital, efetuar o cadastro, preencher o requerimento de inscrição e enviá-lo via internet. Em seguida, imprimir o boleto bancário referente à taxa de inscrição e efetuar sua quitação até o último dia.

O Edital para para residentes da IX Turma de Residência Multiprofissional em Saúde da Família contempla diferentes áreas, tais como: Assistente Social, Profissional de Educação Física, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Cirurgião Dentista, Nutricionista e Psicólogo.

O curso terá duração de 24 meses, distribuídas em 60 horas semanais. Será concedido, a título de bolsa, o valor mensal bruto de R$ 4.106,09 (quatro mil, cento e seis reais e nove centavos) por um período de 24 (vinte e quatro) meses a contar da data de assinatura do contrato.

A Residência Multiprofissional em Saúde da Família constitui modalidade de Ensino de Pós-Graduação Lato Sensu. A qualificação objetiva capacitar profissionais de diversas categorias para atuarem com os preceitos organizativos e funcionais do Sistema Único de Saúde – SUS, tendo como princípio básico a prática multiprofissional e interdisciplinar em Saúde da Família para que estes obtenham competências sociais, políticas, técnicas e humanas para aplicá-las na perspectiva da promoção da saúde.

Nos programas de residência médica estão: cirurgia geral, clínica médica, otorrinolaringologia, ginecologia e obstetrícia, medicina intensiva, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, coloproctologia, cirurgia do aparelho digestivo, ortopedia e traumatologia, nefrologia e urologia – 2023/2024

Os selecionados terão dedicação em tempo integral em caráter de dedicação exclusiva, com atividades teóricas e teórico–práticas (20%) e atividades práticas de formação em serviço-comunidade (80%). Confira os Editais.