Por Raíza Leão
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizou, nesta terça-feira, a solenidade oficial de posse do Reitor, Professor Doutor Paulo Henrique Pinheiro, e da Vice-Reitora, Professora Doutora Fábia Buenos Aires, marcando o início da nova gestão para o quadriênio 2026–2030. O evento aconteceu no teatro do Centro de Convenções de Teresina e reuniu autoridades políticas, gestores públicos, representantes institucionais e a comunidade acadêmica.
A cerimônia contou com a presença do Governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Severo Eulálio, da Reitora da UFPI Professora Nadir Nogueira, Reitor do IFPI Professor Paulo Borges, Reitor da UFDPar Professor Doutor João Paulo Sales Macedo, ex-gestores da universidade, docentes, técnicos administrativos, estudantes e convidados. A solenidade também simbolizou um momento especial para a instituição, uma vez que a nova gestão coincide com as comemorações dos 40 anos da UESPI.

Créditos: Danilo kelvin ASCOM UESPI
Durante o ato, foram apresentados os princípios que nortearão a administração da universidade nos próximos quatro anos, com destaque para o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão, a valorização dos profissionais da educação, a ampliação da assistência estudantil e o avanço da interiorização do ensino superior público no estado.

Créditos: Danilo kelvin ASCOM UESPI
Ao assumir oficialmente o cargo, o Reitor Paulo Henrique Pinheiro destacou o clima de confiança e a importância do processo de transição para garantir a continuidade administrativa da instituição.
“Nossa gestão que se inicia hoje coincide com esse marco histórico da UESPI. Estamos muito tranquilos e confiantes em um bom início de gestão, porque fizemos todo um trabalho de transição, muito apoiados pela gestão do professor Evandro Alberto, que colocou sua equipe em contato com a nova equipe gestora, permitindo todo o encaminhamento necessário para esse começo. Viva a UESPI!”, afirmou.

Créditos: Danilo kelvin ASCOM UESPI

Créditos: Raíza Leão ASCOM UESPI
A Vice-reitora Fábia Buenos Aires ressaltou o caráter simbólico da solenidade e enfatizou os valores que irão orientar a nova administração, destacando a importância da transparência, do diálogo e da eficiência. “Hoje a universidade recebe a comunidade e a sociedade. O objetivo aqui é agradecer e, ao mesmo tempo, congratular a comunidade acadêmica. A posse solene, conduzida pelo nosso governador Rafael Fonteles, é marcada por um sentimento de gratidão e por muitas boas expectativas para este quadriênio. Teremos muito trabalho e, acima de tudo, transparência, respeito e eficiência como marcas da nossa gestão”, pontuou.

Créditos: Danilo kelvin ASCOM UESPI

Créditos: Danilo Kelvin ASCOM UESPI
O Governador Rafael Fonteles, responsável por oficializar a posse, reforçou o compromisso do Governo do Estado com a UESPI e destacou o papel estratégico da universidade no desenvolvimento do Piauí.
“Quero agradecer a presença dos professores, técnicos e estudantes, neste momento solene da posse do novo Reitor e da nova Vice-reitora, e também da prestação de contas da gestão anterior, do Reitor Evandro e do Vice-reitor Jesus. Isso demonstra que todos estão percebendo a importância da Universidade Estadual do Piauí. Há uma decisão firme do Governo do Estado e do povo do Piauí de investir cada vez mais nessa instituição, fundamental para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou.

Créditos: Danilo kelvin ASCOM UESPI
O governador enfatizou ainda que a universidade pertence à sociedade piauiense e deve manter sua missão pública como eixo central de sua atuação. “A UESPI pertence, sobretudo, ao povo do Piauí, que a financia. É importante que a instituição nunca perca o norte da sua razão de existir. Professores, técnicos, estudantes e a gestão precisam entender que é essa sintonia fina entre a universidade e o povo do Piauí que permitirá ousar mais: ampliar cursos, melhorar a qualidade do ensino, valorizar os profissionais e fortalecer a assistência estudantil. A universidade não é um fim em si mesma; ela existe para servir à sociedade”, completou.

Créditos: Danilo Kelvin ASCOM UESPI
Durante a solenidade, o ex-Reitor Evandro Alberto também foi homenageado e, em seu pronunciamento, destacou o papel coletivo da comunidade acadêmica na consolidação da universidade ao longo dos últimos anos.
“Quero falar de vocês, de todos que compõem a Universidade Estadual do Piauí. Dos guerreiros e guerreiras, professores e professoras, que acreditaram quando era mais fácil desistir; dos técnicos e colaboradores que seguraram a onda nos dias mais difíceis; dos diretores, coordenadores, assessores e chefes de departamento que viraram noites para fazer desta universidade um lugar melhor. Vocês são os verdadeiros construtores dessa nova UESPI. Minha gratidão transborda. E não posso deixar de agradecer, com toda a força do meu coração, a esse gigante que transformou a universidade: o governador Rafael Fonteles”, declarou.

Créditos: Raíza Leão ASCOM UESPI
Além dos atos formais, a solenidade foi marcada por um geral do evento que celebrou a história e a identidade da UESPI. O público presente pôde prestigiar uma exposição comemorativa dos 40 anos da universidade, instalada no hall do Centro de Convenções, reunindo registros históricos, imagens e marcos institucionais. A programação contou ainda com apresentações culturais, incluindo danças, performances artísticas e coral, valorizando a produção cultural e o talento da comunidade acadêmica.

Créditos: Danilo Kelvin ASCOM UESPI
Com mais de quatro décadas de atuação, a Universidade Estadual do Piauí reafirma, com a posse da nova administração superior, seu compromisso com a excelência acadêmica, a gestão democrática e o fortalecimento da educação pública piauiense, iniciando um novo ciclo de trabalho e desenvolvimento para o período de 2026 a 2030.

Créditos: Danilo kelvin ASCOM UESPI