Por: Eduarda Sousa
Durante o I Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), os docentes Pedro Pio, Rita Alves, Francimaria Nascimento e Silvana Lima foram homenageados pelo notável empenho e contribuição aos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e de Monitoria, referentes ao biênio 2024–2025.

Professor Pedro Pio recebendo a homenagem pelo notável empenho e contribuição aos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e de Monitoria
A homenagem foi realizada pela UESPI, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), e integra a programação do I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. O reconhecimento destaca o papel essencial dos professores na formação de futuros educadores e na consolidação da universidade pública como espaço de produção de conhecimento e transformação social.
Para o professor Pedro Pio, a homenagem institucional é um símbolo de reconhecimento coletivo e um lembrete da responsabilidade contínua com a excelência acadêmica. “Toda homenagem, sobretudo de cunho institucional, é sempre bem-vinda, visto que é uma sinalização do reconhecimento do conjunto de trabalhos que desenvolvemos como docente. Especialmente quando essa homenagem ocorre durante a programação de um evento que agrega Ensino, Pesquisa e Extensão; e no mês do Dia do Professor. Sinto-me ainda mais honrado porque sou ‘filho’ da UESPI, pois cursei a minha graduação em Licenciatura em História nesta Universidade, na qual atuo como docente do quadro efetivo desde 2006”.
O reconhecimento também traz uma responsabilidade renovada. “A homenagem traz consigo a responsabilidade de continuarmos desenvolvendo nossas atividades, tanto na pesquisa quanto na docência, com compromisso, ética e excelência. Receber uma homenagem pela atuação em Programas ligados à Educação é, também, nunca esquecer do nosso principal alvo: a formação do discente, que reverbera em formação docente. É a lembrança de que nunca podemos desistir de lutar por uma Educação cada vez mais inclusiva, democrática e transformadora”, reforçou o professor Pedro Pio.
Atuando no PIBID do Curso de História do Campus Clóvis Moura (CCM), em parceria com o professor Marcelo de Sousa Neto, Pedro Pio destacou a importância das ações conjuntas e do papel formativo desses programas. “Nossa atuação no PIBID e na Monitoria está pautada no objetivo de promover aos discentes experiências desafiadoras e enriquecedoras na trajetória de sua formação. São vivências que mesclam teoria, metodologia e prática, contribuindo para a solidificação dos saberes em diferentes momentos e espaços da vida acadêmica. Observamos que os alunos que participam desses programas se mostram mais preparados e confiantes em sua futura atuação na Educação Básica”.
A professora Rita Alves destacou o compromisso com o desenvolvimento de uma prática pedagógica significativa e transformadora.“A forma como conduzimos o trabalho, como coordenadora local do PIBID de Letras Portugues e professora orientadora de monitoria, busca atender às resoluções e aos projetos institucionais, levando o aluno a ser iniciado numa práxis que o desenvolva acadêmico-cientificamente e que proporcione um processo formativo continuado ao longo da graduação”.
A docente ressaltou ainda o impacto dos programas na formação dos futuros professores e na melhoria da educação pública no estado. “Trabalhamos para construir uma práxis significativa, voltada para a construção de um conhecimento que tenha sentido para o aluno como professor, como sujeito social e como contribuinte para a educação do nosso estado. Tenho certeza de que os programas PIBID, Monitoria e tantos outros que a UESPI desenvolve têm dado uma contribuição muito relevante para o crescimento da educação do Piauí. Os dados estão aí para comprovar o quanto nossa universidade tem colaborado com o desenvolvimento educacional das redes de ensino”.
Ao refletir sobre o papel do professor na formação de novos educadores, a professora Francimaria Nascimento destacou a relevância dos programas institucionais na construção de uma prática pedagógica sólida e integrada à realidade escolar.“A formação do professor é uma mistura entre teoria e prática. A teoria desenvolvemos em sala de aula, porém, com o PIBID, por exemplo, os discentes aprendizes conseguem perceber a ação pedagógica na prática. Isso fortalece os laços entre a escola e os futuros professores, constituindo um ambiente de trocas, interações e negociações tanto linguísticas como pedagógicas”.
A professora Francimaria reforçou ainda o papel da docência em tempos de constantes transformações. “Ser professora orientadora na formação dos alunos é enxergar um futuro promissor e real. Precisamos condicionar nossos graduandos para agir e reagir a um mundo em constante mudança, preparando-os para insistir em ser melhores a cada dia, sempre reaprendendo a lidar com as transformações que nos cercam”.
Em reconhecimento à sua trajetória marcada pelo compromisso com a docência e a formação de novos professores, a professora Silvana Lima enfatizou o caráter coletivo e transformador da homenagem recebida. Para ela, o reconhecimento vai além do mérito individual, refletindo o esforço conjunto de docentes, alunos e gestores na promoção de uma educação de qualidade, capaz de articular teoria e prática na formação dos licenciandos. “Esta homenagem trata-se do reconhecimento de uma trajetória construída com dedicação, amor à docência e compromisso com a formação de professores conscientes do papel transformador da educação. Mais do que um mérito individual, vejo este gesto como a valorização de um trabalho coletivo, que reflete o esforço conjunto de professores, alunos e gestores comprometidos com a excelência acadêmica. Cada atividade teve como propósito unir teoria e prática, aproximando os licenciandos da realidade escolar e promovendo uma formação mais sólida e sensível às demandas sociais. Assim, vejo esses programas como pilares essenciais na formação de futuros professores críticos, conscientes e preparados para atuar com competência e sensibilidade no contexto educacional brasileiro”, Concluiu.