UESPI DE Picos: VX semana de agronomia é aberta com presença de estudantes, profissionais e produtores da região

Por João Pedro Nunes

Evento tem como objetivo apresentar as novas tecnologias da aérea e a troca de experiencias e teve início nesta segunda-feira a VX semana de agronomia do campus Professor Barros Araújo e a III semana do Engenheiro agrônomo da Associação de Engenheiros agrônomos da macrorregião de Picos (AEAMP).

O momento contou com a criação da mesa de honra, onde estiveram presentes a Diretora do Campus de Picos, Professora Mariluska Macedo, o vice Diretor do Campus Professor Renato Santos, o Coordenador do curso de Agronomia, Professor Reinaldo Leal, o Presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB), Kleber Sousa dos Santos e demais autoridades da área.

​Durante a abertura do evento, a professora Mariluska enfatizou a importância de eventos como a Semana de Agronomia e disse que é importante a troca de conhecimento entre estudantes, população e mercado de trabalho. “Evento de grande importância para os nossos estudantes, isso devido a vasta troca de experiência entre os profissionais presentes, os agricultores e nossos futuros profissionais”.

​O Presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB), Kleber Sousa dos Santos, agradeceu o convite e lembrou de como é importante o debate sobre o curso de agronomia e as melhorias para a profissão. “São eventos como este que nos dão esperanças para continuar na luta em favor das melhorias para nossa área, seja com debates, ações e parcerias com diversas universidades e o curso de agronomia da UESPI de Picos nos proporciona esse ambiente de acolhimento e debate”, afirmou.

​O estudante Emanuel Telama, do oitavo período do curso de agronomia, exaltou o evento e está empolgado com a programação desenvolvida. “Estou bastante feliz e realizado com a organização desse evento e vai ser através dele onde vamos aprender novas ferramentas e estudos para lidar com nossa área. Estamos aqui para ensinar e aprender”, enfatizou o estudante.

​A população também se faz presente na Semana de Agronomia, como a produtora rural Francisca Gomes da Silva, da comunidade Chapada do Mucambo. A produtora relata a gratidão em participar do evento e agradeceu aos técnicos e aos estudantes da UESPI. “Sou agraciada pelos estudos da universidade. Na minha localidade, os estudantes vão e nos ajudam bastante com seus conhecimentos, e a nossa contrapartida é auxiliá-los com nossos saberes populares, então a troca de experiencias é garantida”, disse a agricultora com o sorriso no rosto.

​A VX de agronomia da UESPI de Picos segue até a quarta-feira com debates, minicursos e a vasta troca de experiências entre alunos, população e profissionais.