Por Raíza Leão
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Professor Barros Araújo, em Picos, promove hoje, dia 23 de junho, às 18h30, o workshop “Criando com a Inteligência Artificial: o futuro da criatividade na palma da sua mão”. O evento será realizado no auditório do campus, localizado no bairro Altamira, e é aberto a toda a comunidade acadêmica e ao público interessado. As inscrições serão realizadas no momento da atividade, e os participantes receberão certificado.

Workshop “Criando com a Inteligência Artificial: o futuro da criatividade na palma da sua mão”
A proposta do workshop é discutir o impacto da inteligência artificial (IA) no campo da criatividade, promovendo reflexões sobre como essas ferramentas podem ser utilizadas de forma ética, inovadora e responsável. O palestrante convidado é Dalson Carvalho, mestre em Empreendedorismo e Marketing, e especialista em Neurociência do Comportamento.
De acordo com o coordenador do curso de Administração da UESPI em Picos, professor Thiago Assunção, a universidade é um espaço essencial para o debate crítico e interdisciplinar sobre os avanços tecnológicos. “A IA está transformando diversas áreas do conhecimento e do mercado de trabalho, e entender sua relação com a criatividade ajuda a preparar os estudantes para usar essas tecnologias de forma ética e eficaz, sem usá-las como um fator de dependência. A IA não deve tolher a criatividade, mas impulsioná-la”, destaca.
Ainda segundo o coordenador, discutir esse tema no ambiente acadêmico contribui para a formação de profissionais conscientes e preparados para os desafios de um mundo cada vez mais digital e automatizado. “A discussão sobre IA e criatividade estimula o pensamento interdisciplinar, pois envolve aspectos técnicos, filosóficos, éticos e sociais. Isso amplia a visão dos alunos sobre como a criatividade humana pode ser potencializada ou desafiada pela automação e pelos algoritmos inteligentes”, explica.
O professor também ressalta que eventos como esse promovem a construção de uma cultura de inovação responsável dentro da universidade. “Debater e aprender esses temas na universidade contribui para a construção de um ambiente de inovação responsável, onde se busca não apenas o avanço tecnológico, mas também a reflexão sobre o impacto dessas tecnologias na sociedade, na cultura e na própria definição do que é ser criativo”.