UESPI da continuidade as atividades do Programa Regional de Desenvolvimento Infraestrutura da Qualidade (ProdIQ)

Por Giovana Andrade

A Universidade Estadual do Piauí, representada pelo Pró-Reitor da PROP, Prof. Dr. Rauirys Alencar, participou, ontem, de uma reunião de forma remota com a equipe técnica do INMETRO, como parte da continuação do Programa Regional de Desenvolvimento Infraestrutura da Qualidade (ProdIQ).

O foco principal da reunião foi o aprimoramento da acreditação e qualidade dos laboratórios de pesquisa, bem como o desenvolvimento do corpo docente e técnico em nível de pós-graduação.

O objetivo dessa parceria é promover a acreditação de laboratórios e a formação de profissionais nas áreas de metrologia e qualidade nas regiões Norte e Nordeste do país.

De acordo com o Prof. Dr. Rauirys Alencar, na pauta da reunião, foram discutidos os treinamentos para servidores da universidade, incluindo docentes e discentes, em áreas relacionadas à qualidade, aferições, medições em laboratórios e conformidade com a ISO 17025. “Também foram planejados os próximos passos para estabelecer um acordo de cooperação entre os laboratórios da universidade e o INMETRO como parte do programa de desenvolvimento regional”.

Esse acordo de cooperação também envolverá a participação da Universidade Estadual do Amazonas, localizada no Norte do país, e da UESPI, que está na região nordeste.

As iniciativas refletem o firme compromisso da Adm. Superior com a UESPI.