UESPI celebra o dia dos professores

Por Raíza Leão

No Dia dos Professores, a sociedade é convidada a refletir sobre a importância desses profissionais que moldam o futuro. Na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a formação de educadores vai além da simples transmissão de conhecimento, promovendo o pensamento crítico e o desenvolvimento humano.

Para celebrar a data, a ASCOM da UESPI lançou a campanha “Inspiração que Educa”, que busca valorizar o impacto transformador que os professores exercem na vida de seus alunos. A campanha incentivou os estudantes a expressarem sua gratidão, compartilhando histórias sobre como seus professores influenciaram positivamente suas trajetórias acadêmicas e pessoais.

Um dos depoimentos mais marcantes veio da aluna Iaquelly, egressa do curso de Jornalismo da UESPI, em Picos. Iaquelly manifestou sua profunda admiração pela professora Tamires Souza, carinhosamente apelidada de “fada”. Ela ressaltou a paciência, gentileza e dedicação de Tamires durante sua trajetória acadêmica, compartilhando um conselho valioso que recebeu: “Use os desafios da vida como impulso para crescer, como numa cama elástica”. Emocionada, Iaquelly agradeceu à professora por todo o apoio e inspiração, destacando o impacto duradouro que Tamires teve em sua formação.

Surpreendida pela homenagem, a professora Tamires Souza expressou seu orgulho pela ex-aluna e destacou o trabalho relevante que Iaquelly vem desenvolvendo no campo do jornalismo. “É emocionante ver o depoimento de alguém sobre como o meu trabalho impactou sua vida. Isso mexe muito comigo, porque o trabalho do professor, embora exija uma grande preparação, é recompensador quando vemos o sucesso dos nossos alunos”, disse Tamires, visivelmente emocionada.

Os educadores desempenham um papel essencial na formação de habilidades e na inspiração de seus alunos para que enfrentem os desafios e persigam seus sonhos. Como mentores, eles moldam não apenas futuros profissionais, mas cidadãos conscientes e críticos. A campanha criou um espaço de reconhecimento, permitindo que alunos e a comunidade acadêmica refletissem sobre a importância dos professores em suas vidas.

Uma das principais iniciativas foi o Mural Digital – “Palavras de Agradecimento”, onde os alunos compartilharam mensagens de gratidão e reconhecimento aos seus professores. Utilizando a hashtag #ObrigadoProf, várias homenagens foram postadas no mural virtual, criando uma corrente de valorização e carinho que envolveu toda a comunidade da UESPI. As mensagens mostraram como os professores influenciam não apenas o aprendizado acadêmico, mas também a formação pessoal dos alunos.

Mural Virtual -“Palavras de Agradecimento”

O reitor da UESPI, professor Dr. Evandro Alberto, destacou a importância atemporal da profissão: “Um professor não apenas ensina, ele se eterniza na vida de seus alunos. Nós nos tornamos referências e contribuímos para que eles melhorem a cada dia, tanto em suas vidas quanto no impacto que causam em outras pessoas”. Ele também reforçou que ser professor exige paixão e vocação, já que cada aluno leva consigo uma parte de seus mestres, que podem ser lembrados por toda a vida.

O vice-reitor, professor Dr. Jesus Abreu, complementou ao ressaltar o impacto duradouro da docência: “O professor não apenas transmite conhecimento, ele se eterniza na vida dos alunos, tornando-se uma referência e um espelho. Nosso objetivo é educar para transformar vidas e a sociedade. Esse é um trabalho que exige vocação e paixão, com a satisfação de ver os alunos prosperarem, tanto em suas trajetórias acadêmicas quanto profissionais”. Ele finalizou parabenizando todos os educadores da UESPI por sua dedicação e empenho.

Parabéns a todos os professores da UESPI, que com comprometimento, paixão e vocação, continuam a inspirar e transformar a vida de seus alunos, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação de qualidade e para a construção de um mundo melhor.

Carta do Reitor da UESPI em homenagem ao dia do professor