Por Vitor Gaspar
A Administração Superior da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizou uma reunião com o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI) tratando sobre a execução das obras nos campi de Uruçuí, Bom Jesus e Picos. O objetivo foi discutir o andamento das obras e alinhar detalhes técnicos para garantir a entrega conforme o cronograma previsto, com foco em atender as demandas da comunidade acadêmica e assegurar a qualidade das construções.
O Reitor, Prof. Dr. Evandro Alberto, destacou a importância da modernização das estruturas universitárias para a comunidade acadêmica. Segundo ele, as obras vão trazer melhorias fundamentais, como novos blocos de salas, áreas de vivência e acessibilidade, impactando diretamente a qualidade do ensino e a vida universitária. “Estamos trabalhando para entregar todas as obras dentro do prazo. Essas reformas irão transformar a experiência dos nossos alunos e professores, oferecendo um ambiente mais moderno e adequado às necessidades da nossa universidade. O compromisso é também de garantir a qualidade do projeto, seguindo a orientação do governador Rafael Fonteles “, afirmou o Reitor.
De acordo com o Diretor de Engenharia do IDEPI, Fabrizio Feitosa, essa reunião de alinhamento foi muito importante para que fosse definido e esclarecido alguns pontos fundamentais com o intuito de melhorar a execução das obras. “Estamos sempre tentando acelerar a entrega para que a comunidade acadêmica da UESPI possa desfrutar de um ambiente de estudos de maior qualidade”.
CAMPUS DE URUÇUÍ
As obras no campus de Uruçuí estão progredindo conforme o planejamento inicial. De acordo com Fabrício, CEO da Cap Engenharia, a equipe está focada em aumentar o ritmo de trabalho para que a entrega ocorra até o final do ano. A reunião serviu para alinhar ajustes necessários e definir estratégias que permitam acelerar a conclusão das intervenções. “Estamos buscando até aumentar o número de pessoas da nossa equipe que estão trabalhando nessa obra para que ela segue entre o mais rápido possível”, afirmou.
CAMPUS DOM JOSÉ VASQUEZ DIAS
No campus de Bom Jesus, a obra inclui melhorias importantes, como a instalação de sistemas de acessibilidade e combate a incêndios. De acordo com a Diretora do Departamento de Engenharia e Arquitetura (DENG/UESPI), Tallyta Lopes, a execução está seguindo a NBR 9050, além de garantir todas as aprovações necessárias, incluindo o alvará do Corpo de Bombeiros. “Tudo isso tem como objetivo entregar a obra com toda a infraestutura necessária para que comunidade acadêmica possa desfrutar”.
CAMPUS BARROS ARAÚJO
A obra de ampliação do campus de Picos também foi pauta da reunião. A equipe de engenharia destacou que a entrega incluirá um novo bloco de salas de aula, um anexo com espaço de vivência e uma área para eventos. As discussões giraram em torno da necessidade de resolver alguns ajustes pendentes para acelerar a conclusão da obra, prevista para o próximo ano. “Estamos trabalhando no acompanhamento da fiscalização para que seja atentida tanto a demanda do IDEPI, como a da UESPI para que a obra seja entregue o mais rápido possível”, afirmou o fiscal de obras do IDEPI Milton Júnior.