UESPI abre inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Letras

Por Raíza Leão

A Universidade Estadual do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP) e da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), anunciou a abertura das inscrições para a seleção de candidatos para o mestrado em letras. O edital disponibiliza até 32 vagas, distribuídas entre as diferentes Linhas de Pesquisa do programa.

Segundo Diógenes Buenos Aires, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da UESPI, o edital em questão tem como objetivo contínuo impulsionar a formação de novos pesquisadores nas áreas de Literatura e Linguística. “O Programa de Pós-Graduação em Letras da UESPI desempenha um papel crucial na geração de conhecimento, integrando suas três Linhas de Pesquisa com contextos local, nacional e internacional,” destacou o professor.

O professor relata que, neste ano, a prova de conhecimento do processo seletivo terá um formato diferente do anterior. Em vez de ser uma prova com temas variados e imprevisíveis, ela será baseada em tópicos que já foram definidos e divulgados no edital. Isso significa que os candidatos terão uma orientação mais clara sobre o que estudar e poderão se preparar de forma mais eficiente para os temas que serão abordados na prova. “Agora, a prova será baseada em temas previamente definidos no edital, o que permite aos candidatos uma preparação mais direcionada para a temática escolhida”, explica o coordenador.

O edital oferece um total de 32 vagas, sendo 14 para a área de Literatura e 18 para a área de Linguística. As vagas estão distribuídas em quatro modalidades de concorrência: ampla concorrência, negros/indígenas/quilombolas, pessoas com deficiência e servidores da UESPI.

As inscrições, já abertas, destinam-se ao preenchimento de vagas para o primeiro semestre letivo de 2025. Os interessados devem consultar o edital completo no site da UESPI e atentar para os prazos e exigências estabelecidas.