Turmas de direito da Uespi de Teresina visitam à OAB Piauí

Com a organização da Professora e Advogada Leyde Renê Nogueira, os alunos do 4° e 5° período de direito da UESPI de Teresina,  Campus Poeta Torquato Neto, realizaram uma visita técnica à OAB Piauí pela primeira vez na última semana.

Visita aos vários ambientes da OAB para conhecerem o dia a dia dos advogados

A professora Leyde ministra a disciplina de Direito do Trabalho I e II e a visita técnica à sede da OAB- PI foi feita dentro das  atividades dessas disciplinas.

“A visita presencial semeia no estudante perspectivas de uma atuação mais ampla e de um cuidado com a classe. Além disso, favorece observamos um pouco do movimento cotidiano da OAB, que desde muito não se limitou a ser apenas um Conselho da classe”, ressalta Antônio Nascimento, discente do 4º período.

Eric Gustavo, do 5° período, não vê a hora de fazer parte da OAB. A visita para ele foi um olhar para o seu futuro. “Foi uma experiência excelente, porque nenhum de nós tinha ido na OAB ainda. Então, foi um olhar novo. Foi muito importante a gente conhecer e saber como funciona o órgão que vai fazer parte da nossa vida no futuro”.

A estudante de direito e monitora, Brunna Maria de Oliveira Santana, do 7° período, também não conhecia as dependências da OAB, por isso, destacou a importância da atividade proposta pela professora.

“A gente teve a oportunidade de conhecer as dependências físicas da OAB trânsito, as câmaras de mediação e conciliação e os demais projetos que se estendem tanto para os advogados já em exercício da profissão, quanto para nós estudantes. Muita coisa que a gente não sabia”, relata Brunna.

A professora Leyde Renê pontuou que essas atividades fora da sala de aula proporcionam uma visão mais prática da profissão.  “A universidade não é só ensino, ela é ensino, pesquisa e extensão. O conhecimento não fica restrito apenas a sala de aula, é necessário também avançar e ultrapassar os muros da universidade. O curso de direito vai formar advogados e operadores do direito, então, é importante que eles, ainda no início do curso, conheçam as instituições que eles vão lidar na sua vida profissional”.

A visita combinou presente e o desejo de fazer parte da OAB no futuro

A discente Brunna Maria de Oliveira ainda complementou e confirmou que, como discente, a visita é uma experiência positiva porque concilia teoria e prática.

“Como aluna, eu vivenciei uma experiência muito enriquecedora e gratificante. Está ali na prática, a gente vive o que nos é ofertado. A gente sai da sala de aula, da parte teórica e vai para a prática”, conclui Brunna.