Turma 8 do Mestrado Profissional de Letras é recebida com bate-papo acadêmico e momentos culturais

O Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promoveu na última semana o V Encontro dos Alunos do curso em conjunto com a aula inaugural da Turma 8 do programa.

O objetivo da oficina foi de promover a reflexão sobre protagonismo no ensino superior, levando os mestrandos do PROFLETRAS a desenvolverem a empatia e a própria autonomia no processo de aprendizagem, além de mostrar o papel do mestrando enquanto autor de sua história acadêmica, propiciando momentos de reflexão sobre a importância dele em assumir a liderança de sua formação, especialmente no contexto de aulas remotas, que requer uma maior disciplina e organização.

Uma das exigências do Mestrado Profissional é de que os candidatos as vagas sejam professores, ou seja, devem ser pessoas que já estão atuando  na atividade docente da educação básica. Desse modo, a professora Shirley Alves comentou que o PROFLETRAS está empenhado juntamente com a coordenação nacional para que tenha mais amplitude e mais capilaridade em todo o Brasil para que cada vez mais professores mestres sejam formados.

“Isso vai significar reconhecimento, qualidade, contribuição, fazer com que os profissionais que estejam na sala de aula das escolas da educação básica sejam profissionais de fato bem fundamentados teoricamente para que possam desenvolver o seus trabalhos e sabendo exatamente como associar os seus aprendizados às suas práticas, e sobretudo contribuindo para que outros colegas também possam se animar para continuar nesse processo de formação que é continuado e que é permanente”, comentou a discente.

Umas das participantes da live, a professora Stela Maria Viana Lima Brito destaca que mesmo com as aulas presenciais sendo substituídas pelas aulas remotas, não houve um distanciamento por parte da cooperação entre as turmas.

“Acabou sendo uma forma de nos unir, nós sempre falamos que o PROFLETRAS é uma grande família, e uma família ainda maior, somando todos os polos com o apoio da coordenação nacional. Tanto em nível nacional e regional o programa acolhe os alunos da turma 8 e desejo que os 13 alunos tenham nos próximos momentos pesquisas e conhecimento porque com certeza farão a diferença no Ensino Fundamental, tanto na rede municipal como na rede estadual”, comenta ela.

A programação teve dois dias de duração e contou com a troca de experiências vivenciadas pelos mestrandos durante o curso, relatos de alunos egressos do curso, além de um bate-papo acadêmico e momentos culturais. Confira os encontros: