UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Tigres Futsal representa a UESPI na temporada universitária 2025

Por Roger Cunha

A equipe Tigres Futsal representa a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em competições universitárias nas modalidades de futsal. Com presença ativa em torneios estaduais, o time é composto por estudantes de diversos cursos da instituição e tem se consolidado como uma das principais seleções universitárias do estado.

Tigres Futsal representa a UESPI em estreia nos Jogos Universitários 2025

Criado com o objetivo de integrar a prática esportiva ao ambiente acadêmico, o Tigres participa, anualmente, de campeonatos como os Jogos Universitários Piauienses (JUPS) e a Liga Teresina de Futsal. A equipe foi campeã da Liga Universitária em 2016 e conquistou o título dos JUPS em 2022. Em 2025, está confirmada para mais uma edição dos jogos universitários.

O atual técnico da equipe, Luis Paulo, tem uma trajetória ligada à própria história do time. Ele explica que sua atuação como treinador começou a partir da experiência como atleta universitário. “A minha trajetória como treinador começou após jogar alguns anos na seleção da UESPI. Em 2016, recebi o convite de alunos para formarmos um novo time, pois o da minha geração havia dado uma pausa. Formamos a equipe e fomos campeões no primeiro ano, conquistando um título inédito na universidade”, relata.

Tigres Futsal representa a UESPI em estreia nos Jogos Universitários 2025

A preparação do grupo para as competições deste ano envolve treinos táticos e jogos amistosos. “A preparação está sendo de treinos e amistosos. Alcançamos êxito nos quatro amistosos que tivemos até agora”, afirma. Segundo o técnico, a logística dos treinos exige flexibilidade, já que os atletas têm diferentes turnos de aula. “Temos que variar bastante nos horários dos treinos, pois temos alunos que estudam pela manhã, tarde e noite.” A convocação da atual equipe ocorreu por meio de um processo interno. “A seletiva foi por meio de indicação dos atletas remanescentes e por convite aos que vimos treinar pelas atléticas da universidade”, explica Luis Paulo.

Além do desempenho esportivo, a equipe enfrenta desafios estruturais. O técnico destaca a necessidade de apoio institucional para melhorar as condições de treino. “O futsal universitário da UESPI pode crescer bastante com o apoio da instituição, dando condições melhores para podermos treinar na nossa quadra à noite. No momento, não estamos podendo usar o espaço porque está sem iluminação”. Para a temporada de 2025, o objetivo da equipe é avançar nas etapas estaduais e conquistar o acesso nacional. “Nosso objetivo é ser campeão do JUPS e subir o Piauí para a primeira divisão nacional universitária, no JUBs”, projeta Luis Paulo.

Time que jogou em Brasília 2022 o JUBS

Ao longo de sua trajetória, a equipe Tigres Futsal já conquistou dois títulos expressivos no cenário universitário: a Liga Universitária, de 2016,  e os Jogos Universitários Piauienses, de 2022. Esses resultados representam marcos históricos para o futsal da UESPI, colocando a equipe como referência dentro da universidade e inspirando novas gerações de atletas a darem continuidade a esse caminho de superação e representatividade no esporte acadêmico.

Entre os estudantes que compõem a equipe, está o atleta Paulo Victor, aluno da UESPI que encontrou no futsal universitário uma oportunidade de crescimento dentro e fora das quadras. Ele explica que sua entrada no time foi motivada pelo desejo de representar a universidade em competições oficiais. “Quando entrei na UESPI, queria jogar alguns campeonatos. Então soube do Tigres, que é o time que disputa o maior campeonato universitário representando a UESPI”, relata.

Com uma rotina organizada entre aulas e treinos, o jogador afirma que tem conseguido manter o equilíbrio entre as atividades acadêmicas e esportivas. “Conciliar estudos e treinos tem sido bem fácil, pois tenho horários flexíveis. Sempre estudo no turno da manhã e tarde, e os treinos são sempre à noite. Já os campeonatos ocorrem nos finais de semana, o que permite que eu não precise escolher entre jogar ou estudar”.

Além do desempenho técnico, ele destaca os aprendizados adquiridos por meio do esporte universitário. “O futsal universitário me ensinou a ter mais espírito de equipe, além de permitir uma grande troca de experiências com outros jogadores e treinadores”.

Paulo Victor também fala sobre os objetivos que deseja alcançar como atleta da equipe. “Meu sonho é ser campeão no estado do Piauí e viajar representando a universidade da qual tenho orgulho de ser aluno.” Segundo ele, as competições universitárias também podem abrir caminhos para quem deseja seguir no esporte de forma profissional. “Os jogos de futsal universitário são bem visados e sempre atraem treinadores de times profissionais. Se você se destacar, pode ser chamado para jogar em algum time profissional”.

Outro atleta que integra o elenco atual é Fabrício Dantas, estudante da UESPI que vê no futsal universitário não apenas uma oportunidade de representar a instituição, mas também uma forma de equilíbrio emocional e bem-estar. “O que mais me motivou foi a vontade de jogar representando a nossa instituição. É também uma forma de me descontrair, me deixando mais feliz e mais relaxado psicologicamente”, afirma.

A rotina de Fabrício é organizada em torno das responsabilidades acadêmicas e dos treinos da equipe. “Minha rotina começa pela manhã, tendo aula das 8h às 12h quase todos os dias. À tarde, procuro sempre reforçar o que foi passado nas aulas e, após os estudos, vou para os treinos, que normalmente acontecem à noite. Em relação às competições, sempre procuro antecipar os estudos para que, no dia do jogo, eu esteja o mais concentrado e preparado possível”.

Assim como outros atletas, ele acredita que o ambiente universitário permite uma integração saudável entre estudo e esporte. “Aprendi e continuo aprendendo que é possível conciliar o estudo com o esporte, usando o futsal para relaxar mentalmente e como uma forma de fugir de uma rotina intensa”.

Entre os objetivos no time, Fabrício destaca o desejo de conquistar o título estadual e avançar para competições em nível nacional. “Tenho o sonho de conquistar o campeonato universitário piauiense (JUPS) aqui em Teresina, poder viajar para representar o Piauí no JUBs e também conquistar o título do JUBs, fazendo o estado subir de divisão”.

Ele também acredita que o esporte pode gerar impactos positivos para além das quadras. “Sim, o esporte pode sim abrir portas profissionalmente e pessoalmente. Hoje, acho que conseguir jogar profissionalmente é um sonho mais distante, mas nunca deixamos de pensar nessa possibilidade” conclui o atleta.

A equipe Tigres Futsal estreia nesta sexta-feira, dia 20 de junho, às 19h30, na quadra da UNINOVAFAPI, em partida contra o time da Estácio. A presença da comunidade acadêmica é fundamental para fortalecer o espírito esportivo e apoiar os estudantes-atletas da UESPI. A universidade convida todos a comparecerem e torcerem juntos por mais uma vitória da equipe.