Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h

Sobre o ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma das avaliações que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Foi instituído pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004.

O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), é o órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) responsável pela realização do Exame.

O exame é composto por quatro etapas: questionário do estudante; questionário do(a) coordenador(a) do curso, prova escrita com questões de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos, e questionário de impressões dos estudantes sobre a prova.

As Instituições de Ensino Superior (IES) são responsáveis por inscrever os estudantes ingressantes e concluintes junto ao Enade, a cada ciclo dos cursos a serem avaliados. Os alunos ingressantes são dispensados de realizar a prova.

O Enade se constitui como um componente curricular obrigatório. O estudante inscrito e selecionado que não comparecer ao exame e/ou não responder os questionários do estudante, fica em situação irregular junto a Universidade, e assim é impedido de colar grau.