Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h

PROGRAMA CONECTA ENADE

APRESENTAÇÃO:

O Programa Conecta Enade, da Universidade Estadual do Piauí, foi criado pela Reitoria, em julho de 2022, sendo constituído de três componentes: equipe técnica (responsável pelas informações sobre o Enade e o SINAES); equipe de Língua Portuguesa (responsável pelas informações sobre a estrutura da prova do Enade – características do item, tipos de itens, gabaritos e distratores – e desenvolvimento de estratégias de leitura, interpretação e produção textual) e equipe pedagógica (responsável pelas informações dos conteúdos específicos de cada curso). A proposta visa ser permanente, de modo a atender aos ciclos do Enade e ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Possui ainda, outra acomodação: conectar o concluinte dos cursos da UESPI ao Enade, de forma que o graduando compreenda que o exame se tornou componente curricular obrigatório e que participar é condição obrigatória para a colação de grau. Desse modo, o propósito é que estudantes e IES – enquanto comunidade acadêmica – acolham e valorizem o Enade e o Programa Conecta Enade.

O Enade 2022 será realizado em novembro, e os estudantes avaliados serão dos cursos de bacharelado, a saber: Direito, Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo, Turismo e Psicologia.

OBJETIVO:

O objetivo geral do Programa Conecta Enade é auxiliar os concluintes de cursos de bacharelado e de licenciatura na realização das provas do Enade, propiciando-lhes suporte para as duas fases do exame (questionário do estudante e prova de conhecimentos), com orientações dirigidas e aprofundamento dos conteúdos trabalhados durante o curso, previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, no que diz respeito à sua formação geral e profissional. Para tal fim, a UESPI planejou diversas ações extensionistas com o intuito de formar o concluinte para a participação e desempenho satisfatório no Enade e, também, professores da IES que atuarão no processo de formação dos concluintes. Essas ações se realizarão no formato de oficinas, workshops, seminários, palestras, debates, rodas de conversa e outras modalidades, nas quais serão enfocados temas como: UESPI e Enade, estrutura da prova do Enade, questões do Enade de cunho geral e específico, conteúdos específicos de cada curso, Plataforma UESPI, metodologias ativas, formação docente e currículo, além da ênfase nos Indicadores da Educação Superior (SINAES) na UESPI.

Comissão

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA CONECTA ENADE

Evandro Alberto de Sousa

Doutor

Jesus Antônio de Carvalho Abreu

Doutor

EQUIPE TÉCNICA

Paulo Henrique da Costa Pinheiro

Doutor

Mônica Maria Feitosa Braga Gentil

Doutora

Maria Rosario de Fátima Ferreira Batista

Mestre

Josiane Silva Araújo

Doutora

Tales Antão de Alencar Carvalho

Mestre

EQUIPE LINGUA PORTUGUESA

Márcia Edlene Mauriz Lima

Doutora

Shirlei Marly Alves

Doutora

Tarcilane Fernandes da Silva

Doutora

Francisco Renato Lima

mestre

Lília Brito da Silva

mestra

Thiago de Sousa Amorim

mestre