Sobre Nós Uapi – Uespi

UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ

UAPI


A Universidade Aberta do Piauí – UAPI foi criada em dezembro de 2005 onde deu-se a largada para a seleção de polos municipais de apoio presencial, e de cursos superiores de instituições federais de ensino superior, na modalidade de educação a distância, para o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A UAPI propunha democratização, expansão e interiorização da oferta de ensino superior público e gratuito no estado, bem como o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de metodologias inovadoras de ensino, preferencialmente para a área de formação inicial e continuada de professores da educação básica.

Objetivando a consecução e fomento dos cursos da UAPI, e consequentemente, a democratização, expansão e interiorização da oferta de ensino superior público, e da formação de gestores, a Secretaria de Educação a Distância – SEED, estimula a oferta do curso de Administração na modalidade a distância, operacionalizado pela Universidade Estadual do Piauí, de acordo com os instrumentos legais emanados pela UAPI.

Até a 2 etapa, a UAPI segue presente em 120 cidades. Com a expansão para a 3ª etapa, em 2021 o programa chegará a mais de 180 municípios. Essa nova fase está em processo de implantação e contempla 3.150 vagas no curso de Administração, modalidade a distância (EaD), distribuídas por 63 polos no interior do Estado.


Missão


A Universidade Estadual do Piauí, instituição de ensino superior, idealiza a construção de uma identidade que permita situá-la no contexto do Estado como instituição pública caracterizada pela qualidade do ensino ofertado e voltada para realização de pesquisa e extensão condizentes com a realidade estadual e capaz de contribuir com o seu desenvolvimento social, econômico e cultural. Para tanto, tem como missão: “Ser uma Universidade comprometida com o ensino – presencial e a distância – a pesquisa e a extensão voltados para a qualidade de vida da população e para o desenvolvimento do Piauí e do Brasil.”