Setores 15 e 17 são entregues no Campus Poeta Torquato Neto

Por Raíza Leão

As reformas dos setores 15 e 17 do Campus Torquato Neto da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) foram concluídas e os espaços já estão sendo utilizados pela comunidade acadêmica. O investimento total foi de R$ 594.709,52 para o setor 15 e R$ 835.082,59 para o setor 17, com melhorias significativas na infraestrutura, acessibilidade e conforto dos ambientes.

Setor 17

No setor 15, as obras incluíram a substituição da antiga cobertura de madeira e telhas cerâmicas por uma estrutura metálica com telhas termoacústicas. A diretora do Departamento de Engenharia e Arquitetura (DENG), Tallyta Lopes, afirmou que essas mudanças visam proporcionar um ambiente mais adequado para o ensino, especialmente nas quatro salas amplas do setor, cada uma com 53,96 metros quadrados. Todas as salas receberam nova iluminação e o piso foi trocado por granilite, aumentando a durabilidade e estética. Os banheiros foram reformados de acordo com as normas de acessibilidade NBR 9050/2020, incluindo barras de apoio, pias e vasos sanitários adaptados.

Setor 15

No setor 17, as reformas abrangeram a fachada, a cobertura e os banheiros, que agora são acessíveis e equipados conforme as novas exigências de inclusão. “Foram construídos dois banheiros acessíveis, um masculino e um feminino, ambos separados dos banheiros coletivos”, acrescentou Tallyta. As melhorias também incluíram a instalação de rampas com corrimãos para garantir a acessibilidade no campus.

novos banheiros com acessibilidade

A estudante Sofia Mesquita, do curso de Letras, elogiou as mudanças que ocorreu nos setores: “os banheiros estão excelentes, muito bem feitos e limpos. O setor 15, onde tenho aulas, ficou ótimo”. Ela destacou também o conforto das salas de aula. “As salas estão bem refrigeradas e organizadas, o que torna o ambiente de estudo muito mais agradável”.

Com essas reformas, a UESPI reafirma seu compromisso com a melhoria contínua da infraestrutura, garantindo conforto e acessibilidade a alunos, professores e colaboradores.

setor 15