Setembro Verde: UESPI oferece curso de Libras para promover a inclusão

Por Clara Monte

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado nacionalmente desde 1982 no dia 21 de setembro. Ao longo desse mês, destaca-se o Setembro Verde, uma campanha que enfatiza a inclusão das pessoas com deficiência. Nesse contexto, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) reitera seu compromisso com a diversidade e a acessibilidade.

A oferta de cursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais) é uma das iniciativas impulsionadas pelo Departamento de Línguas, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX). Esses cursos estão disponíveis tanto para a comunidade interna quanto externa destacando o compromisso da universidade com a inclusão e acessibilidade.

O professor Josinaldo Oliveira, Diretor do Departamento de Línguas (DL), destaca que o curso de Libras tem ganhado destaque, impulsionando mudanças e promovendo maior inclusão. Ele informa que, atualmente, o curso conta com novos estagiários para ampliar a oferta de educação.

“O Departamento de Línguas tem como função promover o ensino para que as pessoas possam desenvolver conversas eficazes ao se encontrarem com uma pessoa surda. A nossa missão consiste em ensinar os conceitos básicos e, em seguida, expandir e aprofundar esses conhecimentos. Na organização, estabelecemos uma parceria com a Escola de Governo, na qual são disponibilizados professores, certificações e todo o material didático necessário para ministrar o curso da melhor maneira possível”.

Aula online de Libras

Denise Cabral Ibiapina é uma das estagiárias que contribuem para as aulas do projeto. Para ela, o curso de Libras desempenha um papel fundamental ao capacitar os alunos para se comunicarem efetivamente com as pessoas surdos.

Ela ressalta a existência de leis municipais, estaduais e federais que garantem a obrigatoriedade da acessibilidade para pessoas com deficiência em estabelecimentos públicos e privados. No entanto, lamenta que sejam poucos os lugares que oferecem serviços acessíveis. Denise Cabral Ibiapina acredita que quanto maior a participação da comunidade em cursos de língua de sinais mais a Libras será promovida e difundida na sociedade.

“O curso de Libras é bastante procurado e temos uma enorme lista de espera. Os alunos que procuram nosso curso estão em busca de desenvolver habilidades na Libras, mas o fator principal é a inclusão. A maioria dos participantes são da área da educação ou saúde, que se deparam no dia a dia com uma pessoa surda no seu âmbito de trabalho, acabam sentindo dificuldade de comunicação. Com isso procuram cursos de língua de sinais para aprimorar seu atendimento, tornando-o mais acessível. Buscamos no nosso curso que os alunos adquiram a capacidade em Libras, valorizem a cultura surda, respeitem o povo surdo e principalmente minimizem os preconceitos existentes na comunidade, favorecendo a inclusão de todos”, finaliza.