Servidores da UESPI participam de treinamento sobre combate a incêndios

Servidores da Servfaz, que atuam em diversas funções na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Poeta Torquato Neto, participaram de um treinamento com instruções para prevenção e combate a incêndios.
No treinamento, realizado nesta terça-feira (03), aproximadamente sete profissionais receberam dicas para o uso correto de extintores e dicas de primeiros socorros.

O treinamento trouxe uma ampla gama de tópicos, desde procedimentos de utilização correta de extintores de incêndio, fator determinante a depender da situação; primeiros socorros e comunicação eficaz em situações de emergência. Além disso, o treinamento incluiu simulações práticas de combate a incêndios.

Segundo Marcos Antônio dos Santos, fiscal de contratos terceirizados da UESPI e intermediador desta ação, esse treinamento, além de um requisito de segurança, é muito importante porque capacita os servidores para agirem em situações de emergência, o que traz mais segurança para a comunidade acadêmica.

“Essa colaboração não apenas reforça a importância da segurança no local de trabalho, como também promove um ambiente mais seguro para a comunidade em geral. Ou seja, esse treinamento é importante não só pelo preparo para atuar em situações de risco, mas também no sentido de formar agentes disseminadores de boas práticas de segurança”, pontua.

Para Samara Araújo, agente de portaria, foi possível entender de forma prática e dinâmica as instruções necessárias para agir numa situação de risco. Para ela o conhecimento é essencial para agir corretamente em determinadas situações. “Foi um treinamento muito válido. A Universidade dispõe de equipamentos de segurança, então, precisamos estar preparados para usá-los em qualquer situação. Sendo muito importante para garantir nossa própria segurança”, comenta a servidora.

Segurança como prioridade

O reitor da Universidade, Prof. Dr. Evando Alberto, esteve no treinamento e enfatizou o compromisso da instituição em garantir a segurança em todos os campis.

“É muito importante manter treinamento constante de defesa pessoal para situações de emergência.  Temos que estar preparados para algumas situações que possam ocorrer em qualquer lugar. Sendo uma atividade essencial para que todos compreendam e tenham a noção de como agir em determinadas situações, seja fazendo a comunicação correta, fazendo encaminhamentos ou orientando em casos de evacuação, isso dá mais tranquilidade para estarmos nos espaços da Universidade”, destaca o reitor.

Próximos treinamentos

Na próxima sexta-feira (04), é a vez dos servidores da Empresa Seletiv passarem pelo treinamento. A atividade acontece a partir das 13:30, no Palácio Pirajá, campus Poeta Torquato Neto.