UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Serviço de psicologia da Uespi promoveu uma palestra sobre ansiedade e depressão no contexto universitário

Por Jésila fontinele 

O Serviço de Psicologia do Departamento de Assuntos Estudantis e Comunitários (DAEC-PREX) promoveu, no auditório do Pirajá, uma palestra sobre ansiedade e depressão no contexto universitário abordando a saúde mental no ambiente acadêmico.

 

O grupo psicoeducativo acontece quinzenalmente e é aberto à comunidade acadêmica, geralmente de forma online. No entanto, o encontro realizado, hoje, ocorreu de forma presencial, com transmissão ao vivo pelo YouTube. O tema abordado tem grande relevância, considerando a crescente demanda dos estudantes por apoio relacionado à saúde mental.

A psicóloga Juma Frota ressaltou a crescente demanda por discussões sobre saúde mental no contexto universitário. Por isso, decidiu trazer o tema em conjunto com o grupo do qual faz parte, Terapia na Prática, ao lado das psicólogas Ananda Oliveira e Iane Mendes. “A gente resolveu falar de forma clara, aberta, para desmistificar um pouco essa ideia do adoecimento mental, que, infelizmente, ainda carrega muito tabu. Então, trouxemos esse tema por ser uma demanda frequente e também como uma forma de incentivar, cada vez mais, a busca por atendimento psicológico”, concluiu Juma Frota.

A psicóloga Iane Mendes destacou a importância de se falar sobre ansiedade e depressão, não apenas no contexto acadêmico, mas também em outras esferas da vida. “Nós somos humanos, não somos máquinas. Da hora que acordamos até a hora de dormir, é uma correria. Muitas coisas passam pela nossa cabeça”, afirmou. Iane também pontuou que apenas o próprio indivíduo sabe o que se passa dentro de si, e que, por isso, o autocontrole e o desenvolvimento da inteligência emocional têm se tornado cada vez mais desafiadores.

A psicóloga Ananda Oliveira enfatizou os impactos da ansiedade na produtividade acadêmica, destacando como isso pode afetar diretamente o desempenho dos estudantes. “A depressão é uma doença extremamente traiçoeira. Precisamos tratar o mais cedo possível, porque, se não, ela vem com mais força”, alertou Ananda.

O encontro também ressaltou os desafios enfrentados por estudantes que ingressam cada vez mais cedo na universidade, além da demanda de alunas e alunos que migram de outras cidades em busca de oportunidades de estudo. Esses fatores impactam diretamente a saúde mental. Também foi destacada a importância de desmistificar o debate sobre saúde mental e reforçada a relevância da terapia como ferramenta de cuidado e prevenção.