Semana de Comunicação tem início com palestra, lançamento de livro e grupos de trabalho

Por Maysa Martins – LabCom
Edição: Ruthy Costa – LabCom

A VI Semana de Comunicação da Uespi de Picos, campus Prof° Barros Araújo, teve início na última quarta-feira (21) no auditório da universidade com o tema Democracia e desordem: Debate sobre a regulamentação dos meios de comunicação. O evento contou com a presença do reitor Evandro Alberto de Sousa, da diretora do campus Mariluska Macedo Lobo de Deus, corpo docente e discente do curso de Jornalismo, comunidade externa e representantes da imprensa local.

Foto: Prof. Ruthy Costa

A manhã foi marcada pelas sessões dos grupos de Trabalho, que seguem também no segundo dia de evento. São três grupos de trabalho: Estudos de Jornalismo, Processos de Comunicação, Pesquisas Interdisciplinares no Semiárido. Ao todo, foram 25 trabalhos aprovados para apresentação e que serão publicados nos anais do evento.

Durante o dia, o auditório da UESPI foi palco para a palestra da professora doutora Pollyana Ferrari, sobre Desinformação e Inteligência Artificial: Desafios para o jornalismo e sociedade. Para a professora do curso de Jornalismo da UESPI de Picos, Thamyres Sousa, a palestra foi importante por se tratar de um tema atual e por dar uma compreensão de como utilizar a Inteligência Artificial na produção jornalística.

Foto: Prof. Ruthy Costa

“A palestra da professora Pollyana foi muito interessante porque ela suscita uma temática que tá muito em voga, que é a Inteligência Artificial, e ela traz alguns insight sobre como utilizar da inteligência artificial ao nosso favor”, conta a professora. Para Kátia Emanuelle, estudante do 8° período de Jornalismo da UESPI de Picos, a palestra da professora Pollyana foi enriquecedora tanto para os estudantes quanto para os profissionais que precisam conviver com a inteligência artificial.

“A professora mostrou a importância de conhecer esse mundo da inteligência artificial, ter cuidado para não sermos dominados e usá-la como auxiliar nas produções”.

No evento, Pollyana Ferrari lançou seu livro Descolonizar pelo afeto que reflete sobre a união dos processos de descolonização para combater a informação. A programação da VI Semana de Comunicação Social de Picos terá continuidade nos dias 22 e 23 de fevereiro. Com grupos de trabalhos, palestras, mesas de debate, lançamento de livro e minicursos.

Foto: Prof. Ruthy Costa

Confira as imagens do evento: https://drive.google.com/drive/folders/1-7Q_CMZhzkkqFXsZyMfaK0hcqSbANXr5