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Segundo dia do Congresso da UESPI reúne debates sobre IA, formação docente e programas de saúde

Por Roger Cunha, Eduarda Sousa e Lucas Ruthênio

O segundo dia do I Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), realizado nesta quarta-feira (22), manteve o ritmo intenso das discussões e atividades científicas que vêm marcando o evento. Realizado no campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, o congresso tem promovido o diálogo entre docentes, discentes, pesquisadores e gestores em torno da integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação, reforçando o papel social da universidade pública.

Segundo dia do Congresso da UESPI destaca integração entre ensino, pesquisa e extensão

Durante a manhã, as atividades se distribuíram em diferentes salas temáticas, reunindo professores convidados de diversas instituições e programas institucionais da UESPI.

Na sala Palmeiras, o Fórum de Pós-Graduação – Extensão na Pós-Graduação trouxe reflexões sobre o papel da pesquisa e da extensão como vetores de transformação social. A mesa contou com as palestras da Profa. Dra. Ana Paula Mota Costa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e da Profa. Dra. Solange Maria Teixeira, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A professora Ana Paula Mota Costa, docente do curso de Direito da UFRGS, destacou em sua fala que o desafio contemporâneo das universidades está em produzir conhecimento com impacto social real. “Nosso desafio é produzir um impacto na realidade social brasileira de forma a contribuir com o processo civilizatório. Se não é a educação que vai reduzir as desigualdades regionais, raciais e econômicas do país, não há outro caminho. A universidade é um espaço essencial para a universalização do conhecimento”, afirmou.

Segundo dia do Congresso da UESPI destaca integração entre ensino, pesquisa e extensão

Ela ressaltou ainda que a pós-graduação brasileira tem sido convocada a integrar diferentes saberes e metodologias, promovendo ações coletivas e interdisciplinares. “Hoje, a CAPES exige que os programas de pós-graduação integrem macroprocessos: professores, estudantes de graduação e pós, atuando juntos, produzindo conhecimento novo e dialogando com a comunidade. Essa é a universidade que precisamos consolidar”, completou.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UESPI (PROP), professor Dr. Rauirys Alencar, destacou que o seminário representa um novo horizonte para o papel científico e social da pós-graduação. “Estamos consolidando uma visão de universidade que vai além da pesquisa em si: queremos desenvolver programas que também tenham impacto social direto. Esse fórum é um passo importante nessa integração entre o conhecimento acadêmico e a comunidade”, afirmou.

Ele também reforçou os avanços recentes da instituição. “Em 2022 tínhamos sete programas de pós-graduação. Hoje são 13 cursos em 11 programas, quase o dobro. Esse crescimento exige articulação e momentos de reflexão como este, que fortalecem projetos interdisciplinares e consolidam a presença da UESPI em editais nacionais, como o PROEXT-PG da CAPES”, explicou. Ele também lembrou ainda que a UESPI vem firmando parcerias estratégicas, como a cooperação com a UFRGS para a realização de um doutorado interinstitucional na área de Direito, reforçando o avanço da pós-graduação no estado.

Segundo dia do Congresso da UESPI destaca integração entre ensino, pesquisa e extensão

A manhã seguiu com a palestra “A Formação de Professores no PARFOR-UESPI: Impactos, Possibilidades e Desafios”, realizada na sala Tucum, que reuniu docentes e coordenadores de programas institucionais.

A professora Francisca Cunha, coordenadora institucional do PARFOR-UESPI, destacou o papel histórico do programa na formação de professores da educação básica. “A UESPI participa do PARFOR desde 2009 e ocupa o terceiro lugar nacional entre as instituições que mais formaram professores. Já são mais de 5.200 docentes formados. Essa trajetória é fruto do regime de colaboração entre a universidade e os municípios, que garantem condições logísticas e estruturais para o funcionamento das turmas”, explicou.

Ela ressaltou também os resultados do PARFOR Equidade, programa voltado à formação de educadores inclusivos. “Temos o curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, presente em municípios como José de Freitas, Beneditinos, Currais e Nossa Senhora dos Remédios. É uma iniciativa pioneira no Piauí e representa um avanço na formação de professores voltados à educação inclusiva”, completou.

Segundo dia do Congresso da UESPI destaca integração entre ensino, pesquisa e extensão

A professora Meires Ibiapino, coordenadora local do PARFOR de Pedagogia no município de Campinas do Piauí, enfatizou os impactos concretos da parceria entre a universidade e o poder público municipal. “Graças ao curso de Pedagogia do PARFOR, Campinas do Piauí conquistou o Prêmio Selo Ouro de Alfabetização e o Prêmio Alpha 10 a nível estadual. Isso demonstra o quanto a formação docente de qualidade se reflete na melhoria da educação básica. O que nossos professores aprendem nas aulas, aplicam diretamente em suas escolas, transformando práticas e resultados”, afirmou.

Para Nadja Carolina de Sousa Pinheiro, coordenadora do PARFOR Equidade, o programa simboliza o compromisso da universidade com políticas de inclusão e ações afirmativas. “O PARFOR Equidade levanta a bandeira das políticas sociais e trabalha para aperfeiçoar a formação docente junto a populações em situação de vulnerabilidade. É um projeto alinhado às políticas de acessibilidade e inclusão tanto na educação básica quanto no ensino superior”, pontuou.

A programação seguiu com atividades das Residências Multiprofissionais, na sala Buriti, e com a palestra “Desafios e Oportunidades da Pesquisa Jurídica com Inteligência Artificial”, ministrada pela Profa. Dra. Auricélia Melo, na sala Coqueiro. O encontro debateu os impactos da IA no campo jurídico e suas implicações éticas e metodológicas, seguido das apresentações do PET-Saúde, que reuniram experiências interdisciplinares voltadas à integração entre ensino, pesquisa e prática profissional.

Segundo dia do Congresso da UESPI destaca integração entre ensino, pesquisa e extensão

Durante a programação, também ocorreu a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo PET-Saúde, momento de integração entre diferentes núcleos e experiências do projeto. 

O coordenador do PET-Saúde, Saulo Araújo, destacou a importância da participação do programa no I Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da UESPI e o papel da iniciativa na formação de futuros profissionais da saúde. “O PET-Saúde é um programa de educação pelo trabalho. A UESPI foi contemplada em um programa de educação federal e, diante da amplitude das ações que desenvolvemos, achamos pertinente que, em um congresso dessa magnitude, pudéssemos expor essas experiências exitosas nos cinco grupos que atuam pelo PET da UESPI aqui em Teresina. É extremamente importante que a sociedade conheça essas ações e que possamos levá-las aos trabalhadores e trabalhadoras do SUS, porque essa é a finalidade precípua do projeto aproximar as ações de campo da pesquisa e da extensão, que são o foco do nosso congresso”, explicou.

O coordenador ressaltou ainda o caráter formativo e transformador do programa, que une teoria e prática na formação de estudantes das áreas da saúde e das ciências sociais. “O PET-Saúde contribui de forma decisiva para a formação dos futuros profissionais. Ele permite que os estudantes das áreas de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física e Ciências Sociais estejam em campo, vivenciando o dia a dia do Sistema Único de Saúde. São dois anos de atividades em que teoria e prática se complementam. Essa experiência é fundamental, pois os prepara para entender o paciente como ser humano integral com suas realidades pessoais, familiares e de trabalho e não apenas como um caso clínico”, destacou Saulo.

Segundo dia do Congresso da UESPI destaca integração entre ensino, pesquisa e extensão

A estudante de Medicina Maria Rita, integrante do PET-Saúde, destacou a importância da participação no congresso e do intercâmbio entre os diferentes núcleos do projeto. “Eu acho que para o PET é muito importante, um projeto que retornou na passagem. É essencial para a gente integrar os aprendizados dos alunos.  Nós, do nosso núcleo, com os alunos dos outros núcleos, que atuam tanto no HGV quanto na maternidade. No meu grupo, por exemplo, os pacientes são acompanhados na UBS, então as experiências são diferentes pela complexidade do serviço. Isso é muito interessante para fortalecer o PET e também para a gente aprender uns com os outros”, explicou.

Ela também ressaltou ainda que participar do congresso amplia as possibilidades de aprendizado e troca acadêmica. “Eu acho que o congresso, como um todo, é muito importante. Essa integração dos cursos, dos alunos e dos trabalhos é essencial. Como acadêmica, eu consigo apresentar o trabalho do Pibic e conhecer outros projetos de colegas. Isso é muito enriquecedor. Os recursos do PET também são fundamentais, né, para a gente entender e aprender com diferentes experiências. Acho que esse é o principal valor do congresso: aprender juntos”, destacou Maria Rita.

Segundo dia do Congresso da UESPI destaca integração entre ensino, pesquisa e extensão

As apresentações de banners da manhã reuniram trabalhos das áreas Multidisciplinar, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde, além de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes.

A estudante de Psicologia Isadora Luz de Oliveira apresentou o trabalho “Construção da Bateria de Avaliação de Saúde Mental Infantojuvenil”, orientado pelo professor Dr. Lucas Danilo Aragão Guimarães, destacando a relevância da pesquisa para o avanço na área de avaliação psicológica. “A nossa pesquisa busca construir uma escala específica para identificar transtornos psicológicos em crianças e adolescentes. É um estudo importante porque contribui para diagnósticos mais precisos e, consequentemente, para uma assistência adequada. Participar do congresso é uma experiência enriquecedora, que amplia nossa visão científica e pessoal”, afirmou a estudante.

Segundo dia do Congresso da UESPI destaca integração entre ensino, pesquisa e extensão

No período da tarde, o congresso manteve o ritmo intenso de atividades. A programação incluiu o Seminário Bolsista PQ/DT, atividades da PREX, encontros da PREG com o NEAD/UAPI e o PARFOR/PRILEI, além das apresentações das Residências Multiprofissionais.

Entre os destaques, o Workshop “Inteligência Artificial na Prática Docente, Ensino e Pesquisa”, ministrado por Adelquis Stanley Monteiro Santiago, promoveu uma reflexão sobre como as novas tecnologias podem ser aliadas na construção de práticas pedagógicas mais dinâmicas e interativas.

Segundo dia do Congresso da UESPI destaca integração entre ensino, pesquisa e extensão

O dia foi encerrado com a exposição de banners das áreas multidisciplinares e de Ciências Biológicas e da Saúde, reafirmando o compromisso da UESPI em articular ciência, inovação e compromisso social em todas as suas frentes acadêmicas.