Segundo dia da VI Semana de Comunicação conta com mesa temática, lançamento de livro e inspirações do jornalismo independente

Por Rebeca Silva e Josiana Araújo (Labcom)
Edição: Ruthy Costa (LabCom)

Na quarta- feira (22) ocorreu no Campus Prof. Barros Araújo o segundo dia da Semana de Comunicação Social. Contando com muitas discussões importantes e nomes do jornalismo maranhense, Mayrla Frazão e e Joaquim Cantanhêde, e piauiense, Clebson Lustosa.

Na parte da manhã ocorreram mais apresentações nos Grupos de Trabalhos, que são coordenados por professores do curso, como Lana Krisna, Jailson Dias e Marco Antônio Tessaroto, além de professores convidados, Vinícius Coutinho, Isael Pereira, Raniel Canuto, Antônio Carvalho e Carmem Bezerra.

O professor Marco Antonio Tessaroto fala sobre a importância dos GTs nesse evento. “Os grupos de trabalho têm como objetivo fomentar a pesquisa, motivando os estudantes que podem se tornar futuros pesquisadores e também na construção dos trabalhos de conclusão de curso, é justamente o momento de apresentar as inquietações. Nós, muitas vezes quando estamos diante da sala de aula, do quadro e muitas vezes falando sobre conceitos, as teorias, a gente também precisa saber até que ponto esses conceitos e teorias o estudante traz para gente enquanto materialidade, enquanto construção”.

A parte da tarde foi recheada de muito debate, inspiração e troca de conhecimento na Mesa temática: Jornalismo do interior à capital, composta por Mayrla Frazão e Joaquim Cantanhêde, do Jornal O pedreirense, e Clébson Lustosa, da TV Cidade Verde Picos. As discussões foram mediadas pela professora Thamyres Sousa.

Mayrla Frazão contou um pouco sobre os desafios de fazer um jornalismo independente e no interior do Estado. “Trazendo pela perspectiva do nosso jornal, O Pedreirense, você cria ali uma rotina de trabalho, pela questão financeira você tem que tem que se dedicar muito mais porque não é um jornalismo em que tenha certas amarras políticas e que receba um financiamento ali efetivo, então você tem que se dedicar ainda mais, trabalhar com responsabilidade mesmo sendo desafiador ou não, mas você também tem que ter um olhar mais minucioso, principalmente por se tratar de um jornalismo local, enxergar a pauta ali nos detalhes e trazer o diferencial da visibilidade para o local.”

Após a mesa temática, houve o lançamento do livro “Entre verdades e memórias jornalísticas sobre a Pandemia da COVID19, escrito por Vinicius Coutinho e Thamyres Sousa, o livro é produto de pesquisas que Vinícius fez durante a graduação e para o Trabalho de Conclusão de Curso. “O livro é produto de pesquisas que fiz durante a graduação, desde o PIBIC a iniciação científica, já tive outros projetos orientados pela professora Thamyres analisando a cobertura da covid aqui no Piauí, analisando veículos do jornalismo online do Piauí. O livro é um material histórico, escrito em uma linguagem acessível, outros pesquisadores podem revisar e entender como estava acontecendo a partir do material jornalístico que foi analisado, como aconteceu e como foi o avanço na pandemia por meio dessa cobertura, então a mensagem é entender que estratégias o jornalismo utilizou para tentar barrar o avanço do vírus, para informar melhor a população”, conta Vinícius.

O livro, em formato digital, está disponível para download no site da Editora da Uespi: https://editora.uespi.br/index.php/editora/catalog/book/168

O último dia do evento acontece nessa sexta feira (23), com minicursos, palestras e premiações dos concursos especiais.

Confira as imagens do evento: https://drive.google.com/drive/folders/1-7Q_CMZhzkkqFXsZyMfaK0hcqSbANXr5