UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Saiba tudo sobre o Concurso da Polícia Penal do Piauí com 200 Vagas

Por Vitor Gaspar

A partir desta terça-feira (12), às 9h da manhã, iniciam as inscrições para o concurso público da Polícia Penal do Piauí, que será realizado pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O certame vai oferecer 200 vagas imediatas e 200 para cadastro de reserva, totalizando 400 vagas.

Divulgação: Governo do Piauí

O prazo para as inscrições seguem disponíveis até às 13h do dia 27 de março, com taxa de inscrição no valor de R$142,00. A primeira etapa, que conta com a Prova Escrita Objetiva, acontece no dia 28 de abril, com previsão do resultado final para o mês de novembro deste ano.

Das 200 vagas imediatas disponíveis, 150 estão designadas para a ampla concorrência e 50 são reservadas especificamente para candidatos autodeclarados negros ou pardos, seguindo o mesmo critério para o cadastro reserva. É exigida como requisito mínimo de escolaridade a conclusão de curso superior em qualquer área.

Os candidatos aprovados assumirão uma carga horária de trabalho integral de 44 horas semanais, com uma remuneração de R$ 6.496,73, além de benefícios vinculados ao efetivo desempenho no exercício do cargo. De acordo com o coordenador no NUCEPE, Professor Raimundo Izídio Sousa, a prova objetiva contém 60 questões, enquanto a prova dissertativa, valendo até 20 pontos, requer do candidato um texto de no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.

“Então, convidamos todas as pessoas que têm formação superior completa que pode estar se habilitando para concorrer a esse cargo de policial penal de que tanto a Secretaria de Justiça está necessitando”, conclui.

O Concurso Público será realizado em cinco etapas, sendo a primeira a Prova escrita objetiva e dissertativa; em seguido do Exame de saúde (médico e odontológico); Exame de aptidão física; Avaliação psicológica e Investigação Social.

Os candidatos que se enquadrem em determinadas condições podem solicitar isenção ou desconto na taxa de inscrição, sendo os Doadores de sangue; ou de medula óssea; Mesários e colaboradores nas eleições político-partidárias; Desempregados ou cuja renda familiar seja igual ou inferior ao salário mínimo.

CONFIRA O EDITAL COMPLETO:

Edital_01_2024_SEJUS