“RP móvel: Subprojetos em evidência” nos Campi de Campo Maior, Piripiri e Parnaíba

Por Giovana Andrade

O projeto “RP móvel: Subprojetos em evidência” do Programa de Residência Pedagógica (PRP)  esteve presente nos Campi de Campo Maior, Piripiri e Parnaíba ,visitando os Subprojetos e estabelecendo reflexões sobre o perfil docente, promovendo uma formação técnica e aproximando a realidade das atividades desenvolvidas em cada Campi.

Neste mês de junho, a Coordenadora Institucional Profa. Kátia Magaly,  compareceu aos Campi para contribuir com os grupos que formam o programa nestas regiões. Em Campo Maior, foram apresentadas atividades dos Subprojetos de Biologia, História e Pedagogia. Em Piripiri, foram evidenciadas as experiências dos Subprojetos de Física, Letras Português e Letras Inglês, enquanto em Parnaíba ocorreram trocas de experiências entre os Subprojetos de Biologia, Pedagogia, Letras Português, História e o Interdisciplinar: Filosofia e Sociologia.

RP móvel em Campo Maior

Nas reuniões, fizeram-se presentes gestores, docentes orientadores, preceptores e residentes. A presença oportunizou compartilhar experiências oriundas de cada função, integrando os saberes e práticas aplicadas nas escolas. Segundo a coordenadora, Profa. Kátia Magaly, o principal objetivo dos encontros presenciais permanece o de aproximar as experiências entre Subprojetos, porém outros também estão presentes, como elevar a corresponsabilidade entre as escolas-campo e a universidade, criar ambientes favoráveis para debates e apresentar demandas específicas, bem como, discutir metodologias que estão sendo aplicadas.

RP móvel em Piripiri

“Os encontros intensificam a compreensão e definição dos objetivos do programa de formação inicial de professores. Elas também ratificam reflexões e compreensão histórica do programa, discutem ‘novas’ percepções docentes dentro da sala de aula e perante a comunidade, promovem interação e inovação metodológica, abordam aspectos de formação psicossocial e científica integrados ao conteúdo de cada Subprojeto, enfatizam o respeito às diferenças e incentivam o compartilhamento de experiências obtidas no primeiro módulo do programa”.

RP móvel em Parnaíba

Ainda de acordo com a coordenadora,  as discussões em grupos considerados menores proporcionam a superação de obstáculos como a timidez e possibilita a escuta de mais ações aplicadas no chão da escola, obtendo mais integração nos encontros. Além disso destaca que o levantamento das atividades desenvolvidas no primeiro módulo traz uma visão do quão produtivo está sendo o processo de formação inicial docente e de como ele tem contribuído para manter a qualidade das metodologias aplicadas. “Diante da realidade compartilhada, acreditamos que os futuros docentes da UESPI estão cada vez mais preparados para o mercado de trabalho, atuando como protagonistas na educação”.

Próximas reuniões:

24 e 25 de agosto – Campus Picos, Oeiras e Floriano, Subprojetos de Biologia, Educação Física, Letras Português e Pedagogia.

Confira mais fotos: