Por Giovana Andrade

Os residentes da residência pedagógica (RP) de Educação Física do campus Poeta Torquato Neto promoveram práticas de atletismo com os alunos da escola-campo CETI Dirceu Mendes Arcoverde (CPMI) na pista de atletismo oficial da UESPI.

Essa iniciativa teve como principal objetivo aproximar os alunos do 2° ano do Ensino Médio de um espaço oficial do esporte, ao mesmo tempo em que ofereceu um contato direto com o curso de Educação Física, que é uma das opções de vestibular disponíveis.

Residentes de Educação Física da UESPI promovem práticas de atletismo para alunos do Ensino Médio.

Thaynara Santos, uma das residentes e discente do oitavo período, explica que as aulas foram organizadas por ela e a outra residente, Ana Cláudia, com um planejamento bimestral feito em conjunto. Elas já estavam aplicando o conteúdo na escola, pois viam a necessidade de proporcionar uma experiência prática aos alunos. Como tinham acesso ao espaço dentro da instituição, criaram o projeto de Saúde e Atletismo.

“Como resultado de aulas, tivemos um feedback positivo quanto as aulas teóricas realizadas em sala e as pesquisas feitas pelos alunos para grupos de discussão, pois eles conseguiram identificar e relacionar as modalidades de corridas presentes no atletismo, os benefícios à saúde , as características fisiológicas que acarretam ao corpo e desse modo, conseguimos passar o conteúdo com êxito”.

Ainda de acordo com ela, os alunos ficaram muito empolgados ao conhecer a pista oficial de atletismo. “Eles estavam entusiasmados e receptivos a prática de atletismo”.

alunos do 2° ano do Ensino Médio do CETI Dirceu Mendes Arcoverde.

Para Ana Cláudia, residente e discente do oitavo bloco,  as praticas pedagógicas tem sido fundamentais para sua formação profissional, que é ser uma educadora dentro do âmbito escolar. Segundo ela, esse espaço permite que ela aplique com seus alunos os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso.  “Através dessas práticas pedagógicas, eu adquiro mais habilidades, como planejamento de aulas, comunicação eficaz e gestão de sala de aula. E também tenho aprendido a refletir sobre minha prática, pois consigo identificar áreas de melhorias e desenvolver estratégias para me tornar uma profissional de Educação Física mais eficaz”.

Ela ainda destaca que a experiência da prática de atletismo foi maravilhosa, pois conseguiu unir a teoria com a pratica e os alunos conseguiram absorver ainda mais o conteúdo ministrado em sala de aula.

Os alunos conhecendo a pista de atletismo.

O programa de residência pedagógica visa essa aproximação do discente com o chão da escola , e consequentemente aproximar a IES com a escola campo do programa. Assim como o PIBID essa a proposta da RP é promover a integração desse aluno em formação com o contexto docente, sendo assim, vivenciar a licenciatura como um todo. Desse modo, utilizar da Base Nacional comum Curricular (BNCC) nos planejamentos das aulas.

As residentes explicam que dentro da BNCC se tem políticas de aprendizagem baseadas em projetos , um tipo de metodologia ativa que enriquece ao aprendizado dos alunos, além de promover o conhecimento prático da modalidade de corrida dentro do atletismo, o projeto de Saúde e Atletismo realizado ontem (18) também promoveu discussões quando a saúde mental e a importância da prática de corrida para o benefício da saúde física . Assim o projeto , tbm agregou aos alunos conhecimento critico emancipatório quanto ao conhecimento de mundo.