Por Anny Santos e Vitor Gaspar
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promove, ao longo desta quinta-feira (22), mais uma atividade da “Reitoria Itinerante”, no campus Clóvis Moura. O objetivo é estreitar os laços entre a administração superior e a comunidade acadêmica em todos os campi da UESPI. Pela primeira vez em seus 36 anos de história, a universidade executa um projeto com essa essência, estando cada vez mais próxima da comunidade.
Nesta manhã ocorreu a inauguração do Laboratório de Informática, equipado com 20 computadores, que servirá como apoio às atividades de ensino, pesquisa e cursos de extensão do campus. Este é o sétimo laboratório entregue, sendo que um total de 18 serão inaugurados nas demais campi da UESPI. Os equipamentos foram adquiridos por meio de emendas parlamentares, em contrapartida com o tesouro estadual.
O Reitor da instituição, Prof. Dr. Evandro Alberto, esteve presente reforçando o compromisso com as melhorias que estão sendo realizadas na UESPI. Além disso, destacou a importância das atividades desenvolvidas por meio da Reitoria Itinerante. “Estamos visitando as unidades para dialogar com a comunidade acadêmica e manter alinhado as melhorias que pretendemos realizar com as ações. Estamos felizes em poder trazer boas novas para o campus”.
Além disso, durante o evento, foram realizadas a entrega de 279 exemplares de livros para a biblioteca do campus, sendo 34 novos títulos adquiridos por meio de Convênio Federal. Essa ação visa enriquecer o acervo bibliográfico e proporcionar aos estudantes e docentes um amplo acesso ao conhecimento.
Simonelly Melo, Diretora do campus Clóvis Moura, ressalta que toda a comunidade acadêmica do campus encontra-se satisfeita com as melhorias que estão sendo realizadas. Para ela, apesar dos desafios, agora podem contar com mais qualidade no campus, pedagogicamente e estruturalmente falando. “Todas essas demandas atendidas nos favorecem com uma maior qualidade no ensino, pesquisa e extensão”.
Encerrando as inaugurações, foi entregue o moderno sistema de armários digitais com leitores biométricos, que serão instalados na sala dos professores. Essa conquista foi possível graças à emenda destinada pelo ex-deputado Luciano Nunes, e visa proporcionar maior segurança e comodidade aos professores no armazenamento de seus pertences. Em sua fala, ele aponta que é muito importante essa contribuição para o engrandecimento da educação no Piauí.
“Agradeço a Administração Superior da UESPI por me permitir fazer parte deste momento de acolhida e integração, além de grandes melhorias para os alunos, professores e técnicos ali presentes. Em 2018 destinei emendas para melhor estruturação da UESPI e hoje é uma felicidade vê-las se concretizando!”.
O Vice-reitor, Prof. Dr. Jesus Abreu, também marcou presença reforçando a sensação de retomada, advinda da nova gestão, ao executar ações que possibilitam uma evolução em diversos âmbitos dentro da instituição. “Estamos em um momento de retomada e a entrega do novo laboratório, dentre tudo aquilo que também está sendo feito, é um marco para essa nova fase”.
Matheus Lacerda, estudante do 7° bloco de Ciências Contábeis, afirma estar contente com a evolução que vem acontecendo com a nova gestão. “Tenho visto o empenho de todos para solucionar os problemas encontrados na UESPI e, apesar dos empecilhos, é possível observar uma grande evolução que será positiva para todos os cursos. Acredito muito nesta gestão e na equipe que o professor Evandro escolheu para gerir nossa universidade”.
Investimentos na Instituição
No dia 22 de maio deste ano, o Governo do Estado destinou um montante de 66 milhões de reais para a UESPI, que será distribuído entre os 12 campi da instituição. O Campus Clóvis Moura receberá dois milhões e dezoito mil reais para obras de reforma, ampliação e modernização, que terão início no segundo semestre de 2023.
O Pró-reitor da PROPLAN, Lucídio Beserra, pontua os investimentos que estão sendo realizados na instituição, a fim de que haja uma melhoria estrutural tecnológica e, consequentemente, pedagógica. “Hoje, aqui no Clóvis Moura, estamos com três projetos de construção. O primeiro é referente a reforma do piso, com investimento de 178 mil reais, o segundo está em fase de obtenção das propostas e o terceiro, com investimento de 680 mil reais, para reforma e ampliação da biblioteca. Além da construção de dois blocos de salas de aula”.
A professora Dra. Fábia Buenos Aires, Pró-reitora da PRAD, em relação a questão da reforma estrutural dos campi, em especial do Clóvis Moura, reafirma o compromisso com os investimentos na reforma, na construção e na ampliação de espaços. Além de equipamento para a modernização desses espaços, por meio da inauguração de laboratórios de informática e também de outros equipamentos. “Nós estamos organizando e planejando, de modo que até 2025 tenhamos essas mudanças não somente no Clóvis Moura, mas em todas as estruturas dos campi e centros da UESPI, na capital e no interior”.
Todas essas melhorias são resultados do trabalho conjunto da administração superior da UESPI, da diretoria do Campus Clóvis Moura e de todos os envolvidos no campus, com o objetivo de proporcionar mais qualidade no processo de ensino-aprendizagem. A UESPI reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica e o desenvolvimento da educação no estado do Piauí.