UESPI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Reitor da UESPI participa do 72° Fórum Nacional da ABRUEM

Por Vitor Gaspar

O Reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Prof. Dr. Evandro Alberto de Sousa e o Coordenador de Relações Internacionais (CRI), Prof. Dr. Orlando Berti, estiveram presentes no 72º Fórum da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). Reitoras e Reitores de todo o Brasil estiveram reunidos durante 03 dias de programação em Palmas-TO nesta edição que discutiu a temática da interiorização universitária e o papel das universidades na promoção do desenvolvimento territorial.

Orlando Berti e Evandro Alberto representanto a UESPI

 

A presidente da Abruem e Reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN),  Cicília Maia, destacou o papel da entidade no processo de interiorização. “Nossas universidades sustentam o crescimento regional por meio da formação de profissionais capacitados, da promoção da inovação e do empreendedorismo, e da articulação de políticas públicas que beneficiam diretamente a população. Cada câmpus localizado em uma cidade do interior, ou até mesmo nas capitais, em regiões periféricas, carrega consigo o potencial de mudar realidades locais e promover avanços sociais significativos”, pontuou.

Presidente da ABRUEM, Cicília Maia

A interiorização foi um dos temas centrais, com debates sobre a importância das universidades em cidades do interior e em regiões periféricas das capitais, mostrando como essas instituições podem transformar realidades locais por meio da formação de profissionais capacitados, inovação, empreendedorismo, e da implementação de políticas públicas.

A Universidade Estadual do Piauí desempenha um papel na interiorização do ensino superior, com campi em 11 municípios do estado, incluindo Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Campo Maior, Piripiri, Oeiras, Uruçuí, Corrente, São Raimundo Nonato e Bom Jesus. Essa presença permite à universidade fomentar o desenvolvimento regional ao proporcionar acesso à educação, formando de profissionais locais e incentivando práticas que viabilizam a produção de pesquisa e realização de projetos de extensão, beneficiando diretamente as comunidades e promovendo o crescimento socioeconômico das diferentes regiões do Piauí.

O Reitor da UESPI afirmou que esse é um momento essencial para debater pautas estratégicas que impactam diretamente o futuro das  instituições de ensino superior. “Entre os principais temas em discussão, destacam-se políticas de assistência estudantil, internacionalização, além de questões relacionadas ao ensino de graduação, pós-graduação e outras áreas fundamentais para o desenvolvimento acadêmico. Estamos comprometidos com o avanço dessas discussões e otimistas em relação aos resultados que elas trarão para nossas universidades.

Cicília Maia e Evandro Alberto na abertura da programação da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

A internacionalização associada ao fortalecimento das universidades também foi debatida entre os membros da ABRUEM. Para falar sobre isso, o Coordenador de Relações Internacionais da UESPI, Prof. Dr. Orlando Berti, que também é Membro da Câmara de Internacionalização da ABRUEM destacou a apresentação de pesquisas e levantamentos que reforçam a relevância dessa prática. “Sobre esse tema também lançamos um livro nacional editado pela EdUESPI intitulado de Boas práticas de internacionalização: Gestão, Redes e Projetos. Um dos livros mais importantes na contemporaneidade sobre internacionalização e universidade”.

A programação do 72º Fórum da ABRUEM teve início na quarta-feira (23) na UNITINS e seguiu por mais dois dias (24 e 25) no Hotel dos Girassóis Plaza, em Palmas-TO.

CONFIRA MAIS REGISTROS: