Rafael Fonteles visita obras de expansão do Campus da UESPI em Picos-PI

Por Roger Cunha

O Governador do Estado, Rafael Fonteles, juntamente com o Reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Evandro Alberto, e a diretora do campus de Picos, Mariluska Macêdo, visitaram a obra de expansão do campus Prof. Barros Araújo em Picos. A ampliação inclui a construção de 14 novas salas de aula, áreas de convivência e novas instalações com o objetivo de aumentar a oferta de cursos e vagas de ensino superior na região.

Governador no canteiro de obras da UESPI – Picos

Durante a visita, o Governador destacou a importância do projeto para a comunidade local. “Essa região de Picos agrega um povo que gosta de estudar, antenado em tecnologia, então vai ser uma oportunidade muito importante para todos esses jovens. Já estamos com a obra com 43% executada”, afirmou Rafael Fonteles.

Mariluska Macêdo também expressou sua satisfação com o progresso da obra e o apoio recebido. “Temos um Governador que trata a UESPI com carinho, atendendo à necessidade de expansão da macrorregião de Picos precisa”, comentou a diretora do campus.

A empresa Barese Construções está responsável pelas obra que conta com investimento de R$ 3.598.109,36, previsão para de entrega para agosto de 2024. A obra está na fase de execução do piso em granilite e revestimentos (reboco), restando concretar a laje (superestrutura). A cobertura será feita com trama de madeira e telha termoacústica. Além disso, o projeto inclui 14 salas de aula, copa, bloco de banheiros masculinos e femininos, banheiros acessíveis, almoxarifado, sala de professores e área de vivência.

Obra de ampliação da UESPI-Picos

O governador Rafael Fonteles enfatizou a crescente importância de Picos como um polo educacional. “Picos cada vez mais fortalecendo o ensino superior, aqui nós temos um campus da UFPI, UESPI que está sendo ampliado, várias faculdades particulares, o IFPI. Então, Picos, que é uma sede de toda uma macrorregião, tem aqui três universidades públicas, todas elas em expansão da quantidade de vagas, infraestruturas físicas e também as faculdades particulares transformando e fortalecendo Picos como um polo educacional”.

Rafael Fonteles visita obras de expansão do campus da Uespi na cidade de Picos-PI

O Reitor Evandro Alberto destacou os investimentos realizados na universidade. “A UESPI virou um canteiro de obras, são mais de R$ 66 milhões investidos. Em Picos são R$ 3,6 milhões com áreas de vivências, setor para o curso de agronomia, sala quilombola para atender a comunidade do Paquetá, portanto o Governador tem investido para melhorar a qualidade do ensino ofertado e a UESPI é prioridade”, completou.

Além de Picos, outros campi da UESPI estão em processo de reforma ou expansão, incluindo Bom Jesus, Uruçuí, Torquato Neto, Clóvis Moura, Parnaíba, Campo Maior e Floriano.