PROP: Edital de Incentivo à Inovação e à Pesquisa Científica e Tecnológica no Piauí

Por Anny Santos

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROP) e o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), lançará o edital PROP/NIT/UESPI 015/2023 – Chamada Interna de Incentivo à Inovação e à Pesquisa Científica e Tecnológica (UESPI-TECH), juntamente com a plataforma de Infraestrutura de Pesquisa e Inovação, na próxima segunda-feira, 21 de agosto.

A cerimônia acontecerá no auditório do Palácio Pirajá, em Teresina, a partir das 10 horas. O edital tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação no Estado do Piauí. Um dos pré-requisitos para efetuar a inscrição no Edital é o cadastramento do laboratório onde a pesquisa será desenvolvida na nova Plataforma de Infraestrutura de Pesquisa e Inovação da UESPI, disponível no SIGPROP.

Segundo o Prof. Dr. Rauirys Alencar, Pró-reitor de Pesquisa, o edital contempla 20 projetos com orçamentos individuais limitados a 25 mil reais, para cada proposta, vinculados aos grupos de pesquisas cadastrados no CNPq, certificados pela PROP. Além disso, entre os membros do projeto, deverá haver um Doutor (ou Mestre), professor efetivo da Instituição, sendo o Coordenador.

“Os projetos serão avaliados, dentre outros pontos detalhados no Edital, conforme o mérito, a originalidade, a adequação da metodologia proposta e relevância do projeto para o desenvolvimento cientifico e tecnológico do Piauí. O grupo deverá estar inscrito no Programa de Aceleração de Startup do Governo do Estado do Piauí ou ter participado de programa de mentoria, treinamento, desenvolvimento ou aceleração de Startup”, pontua.

Dos recursos a serem financiados pelo Edital, de acordo com o Pró-reitor, estão os itens de custeio e os itens de capital, sendo, no máximo, 20% para custeio (material de consumo, despesas de importação, serviços de terceiros, etc). Os itens de capital compreende a aquisição de materiais permanentes que serão incorporados ao patrimônio da UESPI.

As áreas de foco incluem Infraestrutura de Transportes e Logística, Mineração, Produção Agrícola, Processamento de Grãos, Biorrefinaria, Energias Renováveis, Turismo (meios de hospedagem, estabelecimentos de alimentação e serviços turísticos), Tecnologias de Informação, Inovação Tecnológica na Saúde, Educação e Práticas Pedagógicas inovadoras.

Todas as áreas estão alinhadas ao Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável PIAUÍ 2050 (PDES-2050). A plataforma de infraestrutura de pesquisa e inovação da UESPI também será lançada no dia do evento.

Passo a passo de como cadastrar o laboratório