Por Clara Monte
O Projeto Pequenas Visões, do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Parnaíba, iniciou suas atividades na escola Lauro Correia, no município de Parnaíba.
A ação tem como foco a promoção da saúde ocular da população que, segundo os participantes do projeto, falta informações sobre cuidados básicos com os olhos, assim como recursos para tratamento, além de uma ausência de medidas preventivas em crianças e adolescentes em idade escolar.
A idealizadora do Pequenas Visões, Rayla Maria Pontes Guimarães Costa, afirma que a ação foi bastante produtiva, onde os discentes, empoderados da função social, puderam colocar em prática seus saberes e fazeres no ambiente fora da universidade, articulando a prática do conhecimento científico com as necessidades das crianças das escolas públicas.
“Proporcionar esperanças para as crianças com dificuldades em enxergar chega a ser a mola propulsora de nosso trabalho como docente. Sabemos que o acesso aos serviços de saúde ocular pode ser difícil, mas percebermos que estamos tornando a qualidade de vida de uma criança melhor por meio de nosso projeto de extensão. Isso é o que nos motiva. Visão é tudo, enxergar a vida, o colorido das coisas, o sol, a lua, as letras, isso é fantástico”.
Em um primeiro momento, os alunos bolsistas do curso de enfermagem foram treinados para aplicação da escala de Snellen e, assim, adquiriram habilidades para a avaliação da acuidade visual das crianças das escolas públicas do município de Parnaíba-PI. O treinamento foi realizado no próprio Campus da Uespi pelo médico oftalmologista Dr. Assis Costa e a docente idealizadora e coordenadora do projeto, Dr. Rayla Guimarães.
A aluna Rita Bessa disse que a experiência da ação foi ótima, na qual a organização conseguiu bater a meta que almejaram. “Todas as crianças ficaram bem curiosas e, na hora da aplicação da escala de snellen, elas ficavam felizes quando conseguiam ver tudo. Na próxima escola iremos buscar estratégias para otimizar essa atividade pensando nas crianças para tornar a atividade ainda mais leve e divertida”.
Foram atendidas 64 crianças e, destas, 18% necessitaram de encaminhamento ao oftalmologista por apresentarem baixa acuidade visual. A diretora da escola Lauro Correia, Cassia Cristina Maues Marques, afirmou que é de suma importância o acompanhamento e avaliação das crianças em relação a saúde ocular e, com os resultados, as crianças nas quais foram identificados problemas visuais de acordo com o resultado da escala foram encaminhadas ao oftalmologista através da prefeitura de Parnaíba.
“A ação foi muito boa. O projeto tem muito a oferecer no sentido da conscientização ocular das nossas crianças e mostra o quão é importante identificar qualquer tipo de programa o mais cedo possível”, finaliza a Diretora