Projeto Pequenas Visões promove saúde ocular em Parnaíba

Por Clara Monte

A comunidade acadêmica de enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Parnaíba, continua e aprimora o Projeto de Extensão: Pequenas Visões. A iniciativa visa detectar precocemente problemas visuais por meio de ações em saúde ocular para crianças e adolescentes de 6 a 12 anos de idade nas escolas públicas do município.

Envolvidos no Projeto Pequenas Visões

A ideia surgiu em 2005 pela enfermeira e professora Dra. Rayla Maria Pontes Guimarães Costa. A primeira edição do projeto foi executada no município de Luís Correia e, em 2023, a docente decidiu retomar a ação com seus alunos de Parnaíba e incorporar novos alinhamentos e alterando o título. Neste ano, desde o início das atividades, quase 100 crianças e adolescentes foram avaliados usando a escala de Snellen das quais 25 necessitaram de encaminhamento para consultas oftalmológicas.

Professora Dra. Rayla Maria Pontes Guimarães Costa e aluna bolsista Ana Paula Sampaio

De acordo com a aluna bolsista da UESPI, Ana Paula Sampaio, o projeto desempenha um papel essencial ao orientar as famílias sobre a necessidade de buscar serviços de saúde adequados. Ela conta que, para o futuro, o projeto pretende ampliar o número de crianças atendidas e explorar novas iniciativas para incluir a saúde ocular de adultos.

“A escala de Snellen é um teste simples de ser realizado, necessitando basicamente da escala de sinais de Snellen, um oclusor, fita adesiva, fita métrica e papel para anotar os resultados. Nosso trabalho é realizado em dupla: um extensionista cobre o olho do aluno, enquanto o outro aplica o teste, apontando os optotipos e registrando os resultados. Em relação à reação das crianças, geralmente, elas ficam curiosas e atentas à nossa explicação, interagindo quando fazemos perguntas. Elas também demonstram carinho conosco e na nossa última ação, alguns alunos desenharam a equipe aplicando a escala de Snellen.”

Teste escala de Snellen

Para a idealizadora, Dra. Rayla Maria Pontes Guimarães Costa, a iniciativa está ganhando muita visibilidade este ano devido à alta demanda e à importância do atendimento qualificado e humanizado proporcionado pelos parceiros: Prefeitura Municipal de Parnaíba e o Hospital Assis Costa. Segundo a Docente muitas solicitações foram recebidas de diretores de escolas interessados em levar o projeto para suas instituições.

“Este ano, com uma nova turma, o projeto ganha mais reconhecimento e atrai voluntários de fora da UESPI. Destaco a importância da parceria com alunos do curso de medicina da IESVAP, que fortalece a interdisciplinaridade e a troca de conhecimentos entre diferentes áreas da saúde. A demanda por saúde ocular é muito grande, e estamos trabalhando para atendê-la. Estamos entusiasmados com o início das ações, e esperamos que elas possam crescer e se expandir cada vez mais, alcançando ainda mais crianças e adolescentes em nossa cidade.”

Teste escala de Snellen

André Fernando Fonseca Dias, aluno de medicina da IESVAP, compartilhou que se envolveu no projeto após acompanhar algumas ações nas escolas através do Instagram, o que despertou seu interesse em participar.

“Graças à vivência e aos aprendizados em áreas como semiologia, pediatria e ações do SUS, sinto-me preparado para contribuir nessas atividades, que descrevo como uma experiência incrível e de muitos aprendizados. Acredito na importância da integração entre projetos de diferentes instituições, pois isso possibilita a troca de ideias e conhecimentos, enriquecendo a formação dos estudantes e ampliando o alcance dos projetos.”

Envolvidos no Projeto Pequenas Visões

Para mais informações do projeto siga: Pequenas visões.