Projeto “Pelas Ondas da Saída do Menor IDH do Piauí” leva comunidade e Apicultura ao mundo

Por Cássio Sousa

São Francisco de Assis do Piauí é o cenário de um projeto que une comunicação comunitária e apicultura. “Pelas Ondas da Saída do Menor IDH do Piauí Ecos Juvenis Comunicacionais Comunitários e a Apicultura em São Francisco de Assis do Piauí” é o nome do projeto contemplado no Edital PAPE (Programa de Apoio a Projetos de Extensão) e financiado pela FAPEPI (Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí).

Entre os 24 projetos aprovados no edital envolvendo todas as universidades públicas do Piauí, três são da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), incluindo este que tem por proposta auxiliar na melhora da realidade local.  A UESPI tem apoiado o projeto em várias perspectivas logísticas e também vivenciado a interação com a participação do bolsista, aluno de Jornalismo, Pedro Victor.  A iniciativa visa não apenas promover o município de São Francisco de Assis do Piauí, mas também destacar seu mel orgânico, considerado um dos melhores do mundo.

“Nossa missão é trabalhar com jovens estudantes do Ensino Médio da cidade de São Francisco de Assis do Piauí no sentido de instigar as potencialidades do lugar. Como a maioria é de origem rural, mora na zona rural e tem potenciais rurais, a gente decidiu instigar a comunicação como processo de agregação de valor a essas potencialidades”, destaca o coordenador do projeto, Orlando Berti

O aluno de jornalismo e bolsista do projeto, Pedro Lima, conta que a interação com os alunos do Colégio Estadual Cirila Maria de Jesus foi crucial para o processo de entender e aprender sobre a apicultura. Além disso, Pedro também destacou a forma como a comunicação comunitária foi aplicada na região. “Comunicação comunitária tem muito a ver com proximidade, então, a gente tinha dois modos de fazer. Primeiro, a gente tinha que adequar o nosso discurso aos jovens, a gente tinha que falar e entender como esses adolescentes falam e enxergam o mundo. E depois repassar isso para toda uma comunidade. Então, a linguagem que a gente teria que usar nos nossos trabalhos, que estamos usando nas redes sociais, e que estamos usando na rádio, são linguagens diferentes e muito específicas”.

O projeto conta com a participação direta de 18 jovens, entre 14 e 18 anos, quase todos já envolvidos na apicultura. Esses jovens, juntamente com membros da rádio comunitária Serra FM, do Colégio Estadual Cirila Maria de Jesus, incluindo a direção, coordenação pedagógica, professores e servidores, além de pais e responsáveis, trabalham em sinergia para divulgar a riqueza do local.

Para o diretor do Colégio Estadual Cirila Maria de Jesus, Idenis Rodrigues, o projeto contribui para mudar a realidade local no sentido de conscientizar a população ao demonstrar que eles são capazes de encontrar soluções sustentáveis de emprego e renda na cidade. Além disso, o diretor destaca que o projeto vem trazendo frutos aos alunos através das oportunidades proporcionadas. “O projeto traz uma interação incrível, aproximando ainda mais a comunidade da escola e mostrando as perspectivas de oportunidades que a educação pode proporcionar também em termos econômicos. Ao mobilizarmos alunos, professores e a comunidade escolar nas diversas ações do projeto, mostramos a importância do projeto e seu impacto positivo para a nossa região”, destacou o diretor.

“O projeto tem gerado muitos frutos, além da interação comunicacional, de uma maior união entre a estudantada, bem como um maior reconhecimento sobre os pontenciais melíferos, principalmente dos produtos sobre o mel, notadamente o orgânico, além de enveredar por várias perspectivas de preservação da natureza” finalizou Orlando Berti.

A divulgação do melhor mel orgânico do mundo é realizada através do Instagram (@omelhormeldomundo), que visa levar a história e os produtos de São Francisco de Assis do Piauí ao Piauí, ao Nordeste, ao Brasil e ao mundo. Além disso, o projeto utiliza podcasts na rádio comunitária Serra FM, parceira na iniciativa, para falar do local para o local, fortalecendo a identidade e a coesão comunitária. Mobilizando alunos e professores e comunidade escolar nas diversas ações do projeto e mostrando a importância do projeto e seu impacto positivo para a nossa região.