Projeto de Extensão realiza ação voluntária para conscientização sobre cuidados com os animais

Por João Fernandes

O dia 14 de março foi escolhido pelos profissionais veterinários como data dedicada a celebrar o Dia dos Animais.
Com objetivo de conscientizar a sociedade sobre direitos dos bichos, a data foi estabelecida a partir da apresentação do Estudo dos Animais, no congresso nacional, em 2012, e reforça a necessidade dos cuidados que devem ser dados a eles, sejam domésticos ou selvagens.

Para refletir sobre o assunto, voluntários do projeto de extensão “Convivência ética entre animais humanos e não humanos: uma questão de saúde e educação” da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizaram uma ação para acompanhamento e monitoramento da saúde dos animais que vivem no campus Poeta Torquato Neto.

O grupo realizou campanha de vermifugação dos animais

Formado por professores, alunos e servidores da nossa instituição, o grupo atua desde 2013, uma década, realizando atividades de alimentação, cuidados e avaliação veterinária, campanhas de doação e castração, além de feiras para arrecadar fundos que servem diretamente para o amparo dos cuidados dos animais.

Na ação em alusão ao dia dos animais, além de avaliações da saúde dos animais, foram feitos serviços de vermifugação. Segundo o discente Marcelo Ciríaco, voluntário do Projeto, o acompanhamento veterinário é de suma importância para controle de pragas e mapeamento da população que vive no campus.  “Estamos trabalhando constantemente para assegurar a saúde dos animais. Ações como esta, além de arrecadar alimentos, propicia que estes animais recebam cuidados especializados, acompanhados por veterinários. Há um esforço do nosso grupo para que, todos os dias, haja troca de água e reposição de ração”, acrescenta o aluno.

Para a professora Eline Chaves de Abreu Almendra, coordenadora do Projeto, a ação é de extrema importância, pois leva à reflexão sobre os cuidados dos animais que moram no campus. “O Dia dos Animais reforça o compromisso que devemos ter com o cuidado dos animais que vivem na UESPI. Nós já fazemos trabalhos de acompanhamento desses animais. Agora estamos trabalhando em campanhas de conscientização contra o abandono. Por meio da  campanha ‘Adoção responsável’, estamos mobilizando alunos e servidores a fim de incentivar as adoções destes animais. Além disso, fazemos constante castração”, destaca a professora.

Agora o grupo passa a atuar de forma institucionalizada ao se cadastrar pela Pró-reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) como um programa contínuo, que realizará atividades de extensão para garantir certificação de horas complementares aos alunos participantes, além de contribuição social a comunidade em que vivem.

Como participar?

Alunos e professores de qualquer curso, além de técnicos, podem participar das ações enviando um e-mail para elinechaves@cca.uespi.br informando o interesse.

A Coordenação do curso de Agronomia está recebendo doações de rações e também objetos e livros para as feiras realizadas no campus.

PIX para doações: (86) 9 9938-8389