Projeto de Extensão Escola Popular de Formação Política chega à terceira edição

Por: Cássio Sousa

O projeto de extensão Escola Popular de Formação Política está de volta em sua terceira edição. Ele é coordenado pelas professoras Rosângela Assunção e Márcia Castelo Branco Santana. Com uma carga horária de 85 horas, o projeto tem como objetivo primordial construir, a partir de conceitos-chave de interpretação da história sócio-política do Brasil, líderes preparados para atuar em diversas áreas sociais.

A proposta visa capacitar lideranças para intervenções em entidades como centros acadêmicos, diretórios estudantis, sindicatos, associações, grupos esportivos, coletivos de juventudes e pastorais nas igrejas cristãs. A intenção é desenvolver um sujeito consciente da realidade política do Brasil e atuante nos diferentes contextos sociais em que se insere.

Projeto de Extensão “Escola popular de Formação Politica”

Podem participar do projeto estudantes e funcionários da universidade, professores da rede básica de ensino e membros da comunidade interessados em estudar a história do Brasil por meio desses conceitos fundamentais. A Escola Popular de Formação Política será dividida em módulos, ocorrendo aos finais de semana, com um intervalo mínimo de um mês entre eles.

Segundo a Coordenadora do curso, Profa. Rosângela Assunção, a metodologia do curso baseia-se na compreensão de oito conceitos-chave de explicação, incluindo Estado capitalista, acumulação capitalista, ideologia, revolução passiva, hegemonia, intelectuais, escola unitária e movimentos sociais. Após o estudo desses conceitos, os participantes poderão adaptá-los à realidade da luta social na qual estão engajados.

“Para além dos cursos ministrados, teremos oficinas para prepararmos os alunos para que eles possam pensar como atuar na sua área social, então a ideia é que a pessoa ao participar da escola de política tenha uma inserção em algum movimento em que ele considera que possa contribuir”, relatou a docente.

As inscrições estarão abertas de 25 a 29 de março de 2024, por meio de um formulário eletrônico online. O resultado será divulgado de 15 a 19 de abril, através do e-mail cadastrado. O curso terá início em 18 de maio de 2024 e seguirá até 31 de março de 2025. Serão oferecidas 70 vagas, sendo 35 destinadas a professores e estudantes da UESPI e 35 para a comunidade externa.

Os encontros de formação serão realizados na Sala de Vídeo do Campus Clóvis Moura, no Dirceu.

FORMULARIO DE INSCRIÇÕES

Link: https://forms.gle/BYm6t2wXfxpZwr8p8

FOLDER COM AS INFORMAÇÔES

Link: FOLDER – ESCOLA DE FORMAÇÃO (5) (1)