Projeto de Extensão “Capoeira, História, Cultura e Arte: estudo e prática da capoeira em escolas da Educação Básica”

Por Clara Monte

Comunidade acadêmica do curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Clóvis Moura, promovem o Projeto de Extensão do Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária (PIBEU) de nome “CAPOEIRA, HISTÓRIA, CULTURA E ARTE: estudo e prática da capoeira em escolas da Educação Básica”.

O professor Marcelo Curinga, idealizador do projeto, destaca a relevância de introduzir o ensino da cultura afro brasileira e africana aos estudantes do curso de história. Nesse contexto, ele ressalta que o projeto, centrado na capoeira, vai além da prática em si, proporcionando uma educação profunda sobre essa cultura e sua história para as crianças das escolas públicas da rede estadual.

Projeto de Extensão “CAPOEIRA, HISTÓRIA, CULTURA E ARTE”

“Nosso compromisso como educador é disseminar conhecimento e esta oportunidade nos permite conduzir uma pesquisa e um projeto de extensão cujo objetivo é não apenas ensinar a capoeira, mas também transmitir os aspectos culturais afro-brasileiros e africanos para as escolas da educação básica. Contamos com a colaboração de alunos do Clóvis Moura que demonstraram grande entusiasmo pela ideia e contribuem nas aulas realizadas todas as terças e quintas-feiras, das 17h às 18h, na Unidade Escolar Frei Heliodoro. Este projeto está aberto a toda a comunidade que deseja participar”.

Projeto de Extensão “CAPOEIRA, HISTÓRIA, CULTURA E ARTE”

I Batizado e Troca de Cordas da UESPI – “Capoeira, Educação, Cultura e Arte”

Os organizadores do projeto promoveram na Unidade Escolar Frei Heliodoro o evento o I Batizado e troca de cordas da UESPI – “Capoeira, Educação, Cultura e Arte”. A ação aconteceu na última sexta-feira(03) e no sábado(04).

I Batizado e troca de cordas da UESPI – “Capoeira, Educação, Cultura e Arte”

O organizador, Prof. Marcelo Curinga, contou que no primeiro dia houve uma roda de capoeira de abertura do evento, após uma aula de Maculelê.  Já no segundo, o evento iniciou com uma apresentação de capoeira aos familiares dos alunos, que seriam apresentados como novos capoeiristas do projeto.

“Seguiu-se com o batismo (sinônimo de apresentação) e troca de cordas (promoção) dos novos capoeiristas. Após, foi realizado uma grande roda de capoeira aberta aos novos capoeiristas e a todos os presentes no evento. Durante a cerimônia de troca de cordas, houve ainda uma fala do Mestre Tucano sobre a importância da capoeira para formação cidadã dos jovens e para preservação da cultura africana e afro-brasileira”.

I Batizado e troca de cordas da UESPI – “Capoeira, Educação, Cultura e Arte”

Italo Pequeno Santos, aluno bolsista do projeto, conta foi convidado pelo professor a participar do projeto através do incentivo à prática de capoeira. Para ele, a importância das ações vão além de possibilitar atividades físicas para crianças da região, pois promover o ensino da capoeira na escola é uma ferramenta de valorização da autoestima e de enfrentamento ao racismo.

I Batizado e troca de cordas da UESPI – “Capoeira, Educação, Cultura e Arte”

“A capoeira é um instrumento para abordar elementos como: história afro-brasileira, consciência da importância da prática de atividade física e disciplina. Eu nunca havia me imaginado praticando capoeira e, hoje, estou aprendendo. Descobri um gosto. E da mesma forma que as crianças que participam do projeto, eu me senti incentivado a praticar atividade física. Tenho aprendido também mais sobre história afro-brasileira”.