UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Projeto da UESPI, em Piripiri, é aprovado pelo CNPq e garante implantação de laboratório de Química

Por Mikael Lopes

Projeto que propõe a implantação de um Laboratório de Química de Coordenação e Modelagem Molecular na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Professor Antônio Giovani Alves de Sousa, em Piripiri, foi aprovado na chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O laboratório tem o objetivo de fortalecer a infraestrutura acadêmica e tecnológica da UESPI e capacitar recursos humanos e terá a coordenação do professor Dr. Evandro Paulo Soares Martins.

A iniciativa busca estudar a estrutura, estabilidade e interação  de compostos feitos com metais como bismuto (BI) e ferro (Fe), para avaliar as propriedades antimicrobianas, antioxidantes e vasodilatadoras.

“Os complexos de Bi(III) e Fe(II) são amplamente estudados devido às suas propriedades biológicas, apresentando atividades antimicrobiana, antitumoral e vasodilatadora. Acreditamos que os compostos formados por esses íons metálicos e por derivados benzimidazólicos, que possuem semelhança estrutural com omeprazol e lansoprazol, fármacos com reconhecida ação antimicrobiana, apresentam elevado potencial farmacológico”, pontua o docente Dr. Evandro Paulo.

O coordenador avalia o impacto da UESPI passar a contar com um Laboratório de Química de Coordenação e Modelagem Molecular. “Na prática, a criação do Laboratório de Química de Coordenação e Modelagem Molecular significa que a UESPI passa a contar com uma infraestrutura moderna para pesquisa científica. O laboratório permitirá a modelagem molecular, síntese e caracterização de complexos metálicos, unindo experimentação e simulação computacional de forma integrada e sustentável”, ressaltou.

Segundo o Dr. Evandro Paulo, a iniciativa pode impactar diretamente a sociedade, especialmente no combate a problemas atuais, como a resistência antimicrobiana, além de abrir possibilidades para o desenvolvimento de novos medicamentos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e o enfrentamento de doenças infecciosas.

Além de promover a inovação científica e tecnológica na região de Piripiri, impulsionando o avanço socioeconômico no estado do Piauí, o laboratório oferecerá aos estudantes experiências práticas e contribuirá para o aprimoramento da formação acadêmica do corpo discente.

“O laboratório irá contribuir diretamente. Faço mestrado na área computacional e faço parte do grupo de pesquisa que vai usar esse laboratório, então isso fortalece muito minha formação, melhora a qualidade das pesquisas e amplia minhas possibilidades futuras, seja no doutorado ou no mercado acadêmico e científico. O impacto vai ser muito grande. Vai dar mais acesso à pesquisa, incentivar novos alunos a entrarem na área científica e fortalecer a química no campus”, aponta a mestranda em Química pela UESPI, Taina Soares.

O discente Rafael Eduardo, que faz parte do grupo de pesquisa do Laboratório de Química Computacional e Modelagem Molecular (QCMM), também avalia as contribuições da aprovação do projeto.

“Com essa nova aprovação e a expansão do laboratório, acredito que as pesquisas do nosso grupo serão ainda mais fortalecidas. A melhoria da infraestrutura e o acesso a novas ferramentas irão contribuir para o desenvolvimento dos nossos trabalhos científicos, ampliando as possibilidades de estudo, a qualidade das pesquisas realizadas e a minha própria formação acadêmica, e, com a prática, fortalecer o nosso currículo, abrindo novos caminhos de oportunidades profissionais”, pontua Rafael.

Como o projeto envolve o uso de técnicas modernas de química computacional e simulação, de forma integrada e sustentável, o financiamento no valor de R$ 118.903,07, repassado pelo CNPq, será destinado à aquisição de dois computadores de alto desempenho, um espectrofotômetro UV-Vis, um rotaevaporador, além de reagentes, solventes e vidrarias especiais.