Programa “Caminhos do PIBID: Vivências e Efeitos” promove diálogo com estudantes de Teresina

Por João Fernandes

O Programa “Caminhos do PIBID: Vivências e Efeitos” tem percorrido todos os campis da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), conversando com alunos, professores e coordenadores a fim de promover debates acerca das atividades que são desenvolvidas pelos núcleos no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Nesta Quarta-feira (3) foi a vez do Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, receber a maratona.

Programa “Caminhos do PIBID: Vivências e Efeitos” realiza ação em Teresina

O objetivo desta ação realizada no auditório do NEAD foi  promover  debates sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas no campus, além de estabelecer diálogos com a comunidade acadêmica e aproximar à Coordenação Institucional dos demais participantes do programa.

As visitas técnicas possibilitam o entendimento maior do programa, incluindo suas dificuldades e conhecimento das ações complementares nas escolas, sendo apresentadas as atividades que estão sendo desenvolvidas com os estudantes. Além disso, proporciona uma visão mais abrangente das realidades dos diversos municípios, contribuindo para uma compreensão mais holística do sistema educacional.

Segundo a Coordenadora institucional do PIBID, Profa. Kelly Polyana Pereira, estas visitas técnicas têm revelado o esforço contínuo para compreender, ajustar e maximizar os resultados do PIBID em cada campi da Universidade.  “Em suma, temos discutido sobre o andamento do programa em reuniões com secretários de educação, diretores, coordenadores, supervisores e alunos. A ideia é socializar com os alunos e mostrar as atividades que estão sendo desenvolvidas no ambiente escolar e conhecer a realidade de cada município”, destaca a coordenadora.

Para o discente Marcelo Anthony, discente do 4° período de geografia, essa partilha é muito importante já que os participantes do PIBID têm a oportunidade de aprender com as experiências de colegas em diferentes contextos, enriquecendo suas práticas pedagógicas e estimulando a inovação na sala de aula.

“A troca de experiências durante o evento possibilitará a geração de novas ideias para atividades com os estudantes e implicará, diretamente, em resultados positivos nas salas de aula. Outro fator importante que observamos aqui é importância de verificar se as ações estão alinhadas com as propostas do PIBID e se o caminho seguido é o correto”, comenta o aluno.