Professoras da UESPI são nomeadas para Comitê Estadual de Refugiados, Migrantes e Apátridas no Piauí

Na manhã da última quinta-feira (11), as professoras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Dalva Stella Ferreira Dantas e Kely-Anee Nascimento, foram empossadas durante a I Conferência de Migrações, Refúgio e Apátrida do Estado do Piauí (COMIGRAR PI). O evento marcou a integração das docentes no Comitê Estadual Intersetorial de Atenção e Atendimento às Pessoas Refugiadas, Migrantes e Apátridas, com mandato até 2026.

O Comitê foi estabelecido com o propósito de coordenar ações em prol da assistência, proteção e integração de refugiados, migrantes e apátridas no Estado do Piauí e operará em conformidade com a legislação constitucional e demais normas aplicáveis.

Profa. Doutora Kely-Anee Nascimento e Profa. Mestre Dalva Stella Ferreira Dantas.

A Professora Mestre Dalva Stella Ferreira Dantas ressaltou que a atuação das instituições de ensino superior é de suma importância no papel de apoio e compromisso em prol de questões sociais, além disso, a professora enfatizou os desafios enfrentados pelo comitê e a forma de superá-los.

“Os desafios são a articulação entre as várias organizações culturais, educacionais e de assistência social entres outras nas três esferas da administração pública. A superação pode vir através de momentos proporcionados a exemplo dessa Conferência”, enfatizou a docente de Pedagogia do Campus Torquato Neto.

A Diretora da Diretoria de Programas e Projetos Educacionais Especiais (DPPEE), Kely-Anee Nascimento, ressalta que a participação da UESPI é fundamental para a contribuição e desenvolvimento do comitê.

“A presença das professoras da UESPI no Comitê reforça o compromisso da universidade com questões humanitárias e de inclusão social, promovendo iniciativas efetivas para acolher e apoiar aqueles que enfrentam desafios migratórios e de refúgio”, pontuou a docente de Pedagogia do Campus de Picos.