Professor e egresso da UESPI produzem o espetáculo “A VIDA É O QUE É”

Por Clara Monte

Nesta quinta-feira (17), tem início uma temporada de três meses do espetáculo “A VIDA É O QUE É”, no Laboratório de Artes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Pirajá. As apresentações ocorrerão todas às quintas-feiras, às 18h, e serão realizadas até o mês de novembro.

O projeto foi idealizado pelo professor de Ciências Sociais da instituição, Luciano Melo, e o egresso do curso, João Pedro Veloso, e eles explicam que a peça conta a história de Francisco e seu alter ego Anjo. Ao longo de toda a peça, Francisco dialoga com o Anjo sobre suas experiências: seu nascimento sem um pai, as vivências com sua mãe, relações com os colegas de rua e escola, suas paixões por plantas, o rio, contos de fada, São Francisco, as pequenas alegrias, suas experiências na escola, além de suas descobertas existenciais.

O escritor do texto do projeto, Prof. Luciano Melo, explica que o principal objetivo dessa temporada é formar e fidelizar público para o teatro. Para ele, é necessário ampliar o número de pessoas interessadas por artes cênicas na capital do Piauí e que, para ajudar nesse processo, a equipe de produção do espetáculo  decidiu que toda a temporada será gratuita e aberta para todos os públicos.

“É um desejo de todo artista piauiense manter um espetáculo por uma temporada. São muitas energias, sonhos e ideias empenhados na construção de uma peça como essa. O musical ‘A vida é o que é’ envolveu uma caminhada de seis meses, mais de 150 horas de ensaio. Precisamos insistir com a formação de plateias para o teatro piauiense e, assim, poder valorizar nossa arte”.

O compositor das canções, João Pedro Veloso, explica que a parceria com seu professor surgiu de um amor em comum – o amor pela música e arte. “Eu já sabia que ele tinha sido do teatro antes de se tornar professor efetivo da UESPI. E sabia, também, da sua vontade de um dia retornar aos palcos. Nós desenvolvemos uma grande parceria num programa de Rádio chamado “Outras Nuvens”, que envolvia histórias infantis e música. Ele contava as histórias e eu o acompanhava com o violão. Daí, se aproveitando dessa afinidade artística, resolvemos incrementar música na relação do Anjo e Francisco, personagens centrais da peça”, finaliza o egresso.

Para divulgação do evento, foi criado o Instagram @avidaeoquee_espetaculo, onde são postadas diversas fotos produzidas ao longos dos ensaios, além de trechos do texto da apresentação musical.