Primeiro Professor da UESPI a defender tese no DINTER: Explorando Isotopias e Fortalecendo Colaborações em Semiótica e Linguística Geral”

Por Clara Monte

Na próxima quinta-feira (24), ocorrerá a primeira defesa de tese do DINTER –  Doutorado Interinstitucional em Semiótica e Linguística Geral. Este programa é uma colaboração entre a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Universidade de São Paulo (USP).

A iniciativa é liderada pela professora Ana Müller, da USP, e pela professora Nize Paraguassu Martins, da UESPI. O DINTER, um Programa de Doutorado Interinstitucional da Universidade de São Paulo e da Universidade Estadual do Piauí, teve seu início em setembro de 2018, com a seleção de 10 professores de diversos campi de Letras da UESPI para realizar seus doutorados no Departamento de Linguística da USP.

Para explicar os impactos do programa, a Coordenadora representante da UESPI, Nize Paraguassu Martins, enfatiza a relevância dessa iniciativa.

“O doutoramento desses 10 professores dos cursos de Letras da UESPI impactará positivamente nas ações da UESPI e, em consequência, no sistema educacional da região sob sua abrangência. Além disso, possibilitará o avanço da inserção acadêmica da UESPI e o fortalecimento e a expansão da pós-graduação stricto sensu na região”.

Esta primeira banca terá como candidato ao título de doutor o professor de Espanhol, Demócrito de Oliveira Lins, que apresentará a tese “Análise das cadeias isotópicas em exemplares de parábolas escritos em língua espanhola”, orientada pelo professor Dr. Waldir Beividas.

O candidato, Demócrito de Oliveira Lins, explica que seu objetivo foi identificar e analisar, sob a perspectiva da semiótica discursiva, os procedimentos linguísticos que desempenham um papel na formação das diversas isotopias presentes em textos parabólicos escritos em língua espanhola. Além disso, ele buscou investigar as conexões entre as isotopias tanto denotativas quanto conotativas presentes nesses exemplos.

Professor de Espanhol, Demócrito de Oliveira Lins

Ele também compartilha os sentimentos que permeiam esse momento de preparação para a defesa da tese.

“Este é um momento que evoca diversos sentimentos em mim e entre eles, dois se destacam. Em primeiro lugar, o sentimento de missão cumprida. Todas as tarefas e desafios que me foram propostos ao longo do período de doutorado foram realizados com rigor e dedicação. Em segundo lugar, é um momento de profunda gratidão. Embora eu prefira não enumerar todos os indivíduos merecedores de meu agradecimento, uma vez que a lista seria extensa e alguns poderiam ser inadvertidamente omitidos, agradeço a todos que de alguma forma contribuíram para essa jornada.”

A defesa ocorrerá em sessão pública, às 10h, em sala virtual administrada pela FFLCH-USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas).

Link para acompanhar a defesa.

Doutorados Interinstitucionais

Atualmente, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), oferece dois Programas de Doutorado Interinstitucional. Os Programas Minter/Dinter Nacionais e Internacionais, promovidos pela CAPES, têm como objetivo a capacitação de profissionais altamente qualificados, contribuindo para o avanço socioeconômico, cultural, científico-tecnológico e de inovação.