UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Professor da Uespi de Floriano promove projeto para fortalecer educação básica

Por Natália Sousa (estágio supervisionado)

Professor da Universidade Estadual do Piauí, Campus de Floriano, Prof. Dr. Stanley Braz, tem projeto aprovado com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI). A iniciativa do projeto visa uma formação mais completa para professores e professoras de geografia da rede pública e acadêmicos que moram do território de desenvolvimento do Vale do Rios e Itaueiras.

“Contribuir com a formação continuada dos professores e construir um novo ensino de geografia, que desconstrua as práticas decorativas na sala de aula, além delevar os alunos a terem um raciocínio geográfico”, explicou o professor sobre o objetivo do projeto.

Projeto contribui com a comunidade acadêmica interna e externa

Durante a realização do projeto serão estabelecidos diferentes módulos que serão divididos e executados de forma remota, contemplando as atividades para os participantes:

Módulo 01- Práticas Pedagógicas Inovadoras;
Módulo 02- Metodologias Inovadoras de Ensino aplicadas ao ensino de Geografia;
Módulo 03- Recursos Tecnológicos aplicados ao ensino de Geografia;
Módulo 04- Elaboração de instrumentos avaliativos, somativos e colaborativos.

Para o Prof. Dr. Stanley Braz o curso proporciona o fortalecimento educacional para os estudantes da comunidade acadêmica e do ensino básico. “Aprender o processo de construção da aprendizagem que leve os alunos a construírem um raciocínio geográfico embasado por práticas pedagógicas coesas”, afirmou.

Quem pode participar do projeto?

O curso está ofertando 20 vagas para professores (as) que atuam na educação básica da rede pública de ensino, e 20 vagas para acadêmicos da UESPI. Segundo o Prof. Dr. Stanley Braz, a escola do professor que tiver melhor desempenho terá benefícios destinados à instituição.

“A escola do professor com melhor desempenho ganhará uma sala de metodologias ativas contendo: 01 projetor de imagem, 05 mesas redondas e 05 cadeiras, e uma pintura de identidade visual na sala, para desenvolvimento de atividades com metodologias ativas em grupo”.

As inscrições do curso estarão abertas a partir do dia 15/05 a 30/05, com data prevista para iniciar dia 13/06 de forma remota. Além da inscrição é necessário que os professores enviem o comprovante de vínculo com o serviço público, e os estudantes o comprovante de matrícula.

As inscrições, bem como o anexo dos comprovantes exigidos devem ser feitos através do link: https://forms.gle/3yuntrPQkKteT9Wc7