Por Natália Sousa (estágio supervisionado)
Professor da Universidade Estadual do Piauí, Campus de Floriano, Prof. Dr. Stanley Braz, tem projeto aprovado com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI). A iniciativa do projeto visa uma formação mais completa para professores e professoras de geografia da rede pública e acadêmicos que moram do território de desenvolvimento do Vale do Rios e Itaueiras.
“Contribuir com a formação continuada dos professores e construir um novo ensino de geografia, que desconstrua as práticas decorativas na sala de aula, além delevar os alunos a terem um raciocínio geográfico”, explicou o professor sobre o objetivo do projeto.
Projeto contribui com a comunidade acadêmica interna e externa
Durante a realização do projeto serão estabelecidos diferentes módulos que serão divididos e executados de forma remota, contemplando as atividades para os participantes:
Módulo 01- Práticas Pedagógicas Inovadoras;
Módulo 02- Metodologias Inovadoras de Ensino aplicadas ao ensino de Geografia;
Módulo 03- Recursos Tecnológicos aplicados ao ensino de Geografia;
Módulo 04- Elaboração de instrumentos avaliativos, somativos e colaborativos.
Para o Prof. Dr. Stanley Braz o curso proporciona o fortalecimento educacional para os estudantes da comunidade acadêmica e do ensino básico. “Aprender o processo de construção da aprendizagem que leve os alunos a construírem um raciocínio geográfico embasado por práticas pedagógicas coesas”, afirmou.
Quem pode participar do projeto?
O curso está ofertando 20 vagas para professores (as) que atuam na educação básica da rede pública de ensino, e 20 vagas para acadêmicos da UESPI. Segundo o Prof. Dr. Stanley Braz, a escola do professor que tiver melhor desempenho terá benefícios destinados à instituição.
“A escola do professor com melhor desempenho ganhará uma sala de metodologias ativas contendo: 01 projetor de imagem, 05 mesas redondas e 05 cadeiras, e uma pintura de identidade visual na sala, para desenvolvimento de atividades com metodologias ativas em grupo”.
As inscrições do curso estarão abertas a partir do dia 15/05 a 30/05, com data prevista para iniciar dia 13/06 de forma remota. Além da inscrição é necessário que os professores enviem o comprovante de vínculo com o serviço público, e os estudantes o comprovante de matrícula.
As inscrições, bem como o anexo dos comprovantes exigidos devem ser feitos através do link: https://forms.gle/3yuntrPQkKteT9Wc7